MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO E OBJETO-RELACIONAL PARA A GESTÃO DE DOENÇAS EM PLANTAS

Autores

  • Luma Alves Lopes
  • Maria Salete Marcon Gomes Vaz

Resumo

A existência de doenças em plantas pode trazer prejuízos à agricultura, ao afetar a produtividade e a qualidade de uma lavoura. Diagnosticar corretamente uma doença e manter um histórico sobre a área de plantio, são fatores que auxiliam produtores e profissionais do área agrícola, a tomarem as melhores decisões sobre as medidas mais adequadas para o controle das doenças. Manter um banco de dados sobre doenças, plantas, sintomas, solo, medidas de controle, dentre outros, pode auxiliar esses profissionais no gerenciamento das doenças em plantas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo modelar e estruturar um sistema para a gestão de doenças em plantas utilizando o modelo entidade-relacionamento e objeto-relacional. Dentre os benefícios da modelagem, destacam-se a agilidade na escolha da medida de controle, o histórico de área, controle de tempo e a redução de custos.

Biografia do Autor

Maria Salete Marcon Gomes Vaz

MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO E OBJETO-RELACIONAL PARA A GESTÃO DE DOENÇAS EM PLANTAS

Referências

BERGAMIN FILHO, A; KIMATI, H.; AMORIN, L. Manual de Fitopatologia. 3.ed., São Paulo: Agronômica Ceres, 1995.

BETTIOL, W. et al. Alguns métodos alternativos para o controle de doenças de plantas disponíveis no Brasil. In: Controle alternativo de pragas e doenças. Viçosa: EPAMIG/CTZM, p. 163-183, 2005.

BETTIOL, W. et al. Aquecimento global e problemas fitossanitários. Brasília: Embrapa. 2017.

GHINI, R.et al. Impactos das mudanças climáticas sobre doenças de importantes culturas no Brasil. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2011.

HEUSER, C.A. Projeto de banco de dados. 5.ed. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 2004.

MICHEREFF, S. J. Fundamentos da Fitopatologia. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2001.

OLIVEIRA, V. A.S. O enigma da vassoura-de-bruxa: análise de um choque exógeno na economia de Ilhéus/BA. 2016. 97 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

PEREIRA, L.G de C. Controle Fitossanitário: Agrotóxicos e outros métodos. Brasília: Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, 2013.

RANUELFI, A. C. Utilização de técnicas espectroscópicas no estudo e caracterização de doenças em citros: HLB (greening) e cancro cítrico. 2014. 137 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014.

ZAMBOLIM, L et al. Epidemiologia e controle integrado da ferrugem do cafeeiro. In: O Estado da Arte de Tecnologias de Produção de Café. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa. p. 369-450, 2002.

ZAMBOLIM, L. et al. Nutrição Mineral e Patógenos Radiculares. In: Ecologia e Manejo de Patógenos Radiculares em Solos Tropicais. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco. p. 153 – 181, 2005.

COSLAMILAN, L.M et al. Ferrugem de soja: avaliação de resistência de linhagens, safra 2015/2016. In: Soja: resultados de pesquisa 2015/2016. Passo Fundo: Embrapa Trigo, p. 42 – 46, 2016.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

Artigos