AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO COMO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVA CAR

Autores

  • João Fernandes Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Alana Deduck Cicilinski UEPG
  • Maria Magdalena Ribas Döll UEPG

Resumo

Neste trabalho avaliou-se a eficiência da ação do agente coagulante cloreto de polialumínio (PAC) no processo de coagulação/floculação e decantação no tratamento de efluentes de um estabelecimento de lavagem de carros (lava car). Foram avaliados parâmetros como sólidos totais (SDT), voláteis (STV) e fixos (STF); potencial hidrogeniônico (pH); condutividade elétrica (CE); cor, turbidez, demanda química de oxigênio (DQO) e determinação da concentração de sulfato. O processo de tratamento empregado demonstrou ser muito efetivo no tratamento de águas residuárias perante aos parâmetros cor e turbidez; removendo 97,50% de cor e 99,33% de turbidez em um tempo de sedimentação de 120 min.

Biografia do Autor

João Fernandes Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheiro Civil Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrando em Engenharia Sanitária e Ambiental também pela UEPG, com especialização em Gerenciamentos de Projetos em Engenharia. Possui Grande conhecimentos em desenvolvimento de projetos através da plataforma BIM.
Em 2017 obteve o título de Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UTFPR - Campus PG.

Atualmente é aluno de mestrado no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental - UEPG.

Referências

AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Standard Methods For The Examination of Water and Wastewater. 22 ed. Washington: APHA, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.914 de 12 de Dezembro de 2011. Procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 357 de 17 de março de 2005. Classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento dos corpos de água superficiais, bem como as condições e padrões de lançamento de efluentes.

CARDOSO, K.C. Estudo do processo de coagulação/floculação por meio da Moringa oleifera para obtenção de água potável. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, PR, 2007.

CONSTANTINO, A.F.; YAMAMURA, V.D. Redução do gasto operacional em estação de tratamento de água utilizando o PAC. In: Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, 2009, Maringá.

DI BERNARDO, L.; DI BERNARDO, A.; CENTURIONE FILHO, P.L. Ensaios de tratabilidade de água e dos resíduos gerados em estações de tratamento de água. São Carlos: RiMa, 2002. 237 p.

SANTOS,F.S.; OLIVERA,S.M.; VENEU,D.M.; CAMMAROTA,M.C.; YOKOYAMA,L. Avaliação da eficiência do processo de coagulação/floculação aplicado ao tratamento primário de efluente da indústria petroquímica. Engevista, v.16, p.404-413, 2014.

VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Belo Horizonte: DESA, 2000. 243 p.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

Artigos