EVOLUÇÃO DO COEFICIENTE DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL DO CAMPUS DE ANANINDEUA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Autores

  • Suzeane da Fonseca Pacheco Universidade Federal do Pará
  • Rodrigo Silvano Silva Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Germana Menescal Bittencourt Universidade Federal do Pará
  • Lindemberg Lima Fernandes Universidade Federal do Pará
  • Diêgo Lima Crispim Universidade Federal do Pará

Resumo

Quando a precipitação atinge o solo, parte infiltra e outra escoa superficialmente. Esta última é responsável pelas inundações, fato decorrente principalmente da diminuição das áreas permeáveis devido ao processo de expansão da malha urbana. Este trabalho teve como objetivo estimar o coeficiente de escoamento superficial do Campus de Ananindeua da Universidade Federal do Pará analisando sua evolução conforme o avanço das obras. O cálculo do coeficiente foi feito através da média ponderada dos distintos coeficientes e áreas de acordo com o tipo de solo. A descrição e quantificação das áreas foram obtidas em análise da planta do projeto em software CAD. O acréscimo de áreas impermeáveis advindas do processo de urbanização tem influência direta no aumento do coeficiente e, consequentemente, na vazão de escoamento. Obteve-se a vazão com aplicação do Método Racional. A construção do campus de Ananindeua compreende três fases, com coeficientes de 0,34 para primeira, 0,42 para segunda e 0,58 para terceira. O aumento percentual do coeficiente da fase inicial para final foi de 70,58%, e o da vazão de 71,53%. Os resultados demonstram que o coeficiente e a vazão terão aumento significativo entre o início e final da obra.

Biografia do Autor

Suzeane da Fonseca Pacheco, Universidade Federal do Pará

Engenheira sanitarista e ambiental formada pela Universidade Federal do Pará.

Rodrigo Silvano Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Engenheiro Sanitarista e Ambiental graduado pela Universidade Federal do Pará. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFPA), área de concentração Engenharia Hídrica, linha de pesquisa Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, bolsista CAPES. Técnico em Edificações. Atividades profissionais voltadas ao setor público e privado, na área de infraestrutura urbana, saneamento ambiental e consultoria em licenciamento ambiental. Diversas atividades acadêmicas: no Conselho da FAESA/UFPA, na Câmara de Ensino da FAESA/UFPA, no Centro Acadêmico e na Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará (ENGSAM/UFPA). Foi Bolsista de IC do PIBIC/UFPA e PIBIC/CNPq.

Germana Menescal Bittencourt, Universidade Federal do Pará

Graduação em Engenharia Civil (2000), mestrado em Engenharia Civil - Área de Concentração em Saneamento Ambiental (2003) e doutorado em Engenharia Civil - Área de Concentração em Recursos Hídricos (2008) pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta da Universidade Federal do Pará e Diretora da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto de Tecnologia/UFPA. Experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, Recursos Hídricos, Hidráulica e Modelagem Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: água subterrânea, simulação computacional e transporte de contaminantes, hidrologia e drenagem.

Lindemberg Lima Fernandes, Universidade Federal do Pará

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2000) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2005). Vice-diretor da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental. Tutor do Programa de Educação Tutorial - Secretaria de Educação Superior- MEC, PET Engenharia Sanitária e Ambiental, tendo criado o grupo em 2013. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Meio Ambiente, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisas: Recursos Hídricos, Hidráulica, Hidrologia, Desenvolvimento Socioambiental e Saneamento Ambiental.

Diêgo Lima Crispim, Universidade Federal do Pará

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido- IFRN, Mestre em Sistemas Agroindustriais PPGSA /UFCG , com ênfase na linha de pesquisa em Gestão e Tecnologia Ambiental em Sistemas Agroindustriais. Ex- Conselheiro da Câmara Superior de Ensino e Colegiado Pleno da UFCG, Experiência em Projeto de Extensão na Área de Convivência com o Semiárido, Ex-Diretor de Formação Política do Diretório Central dos Estudantes - DCE e colaborador na ONG Germinar.

Downloads

Publicado

2017-12-08

Edição

Seção

Artigos