DESIGN CONSTRUTAL E MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS APLICADOS À FLAMBAGEM BIAXIAL DE PLACAS PERFURADAS LAMINADAS SIMETRICAMENTE

Autores

  • Thiago da Silveira
  • João Paulo Silva Lima
  • Mauro de Vasconcellos Real
  • Luiz Alberto Oliveira Rocha
  • Elizaldo Domingues dos Santos
  • Liércio André Isoldi

Resumo

As indústrias naval e aeronáutica utilizam placas perfuradas em suas estruturas, para as mais diversas finalidades. Em se tratando de meios oceânicos, placas laminadas apresentam como grande vantagem em relação ao aço, a resistência à corrosão marinha. Placas delgadas quando solicitadas em compressão podem apresentar um fenômeno indesejado de instabilidade, a flambagem elástica. Placas laminadas solicitadas biaxialmente por cargas compressivas apresentam redução na sua carga crítica quando perfurações elípticas são aplicadas. Com aplicação do Método de Elementos Finitos e o Design Construtal, pode-se observar uma variação de 5,6% entre razões geométricas do furo H0/L0 = 0,25 e H0/L0 = 0,53, quando mantidos constantes o tipo de furo elíptico e a fração volumétrica do furo em relação ao volume da placa igual a 0,25. Em relação à placa sem furo, a redução do valor da carga crítica representa 38,84% se relacionada ao menor valor, de carga crítica, encontrado.

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Publicado

2017-12-08

Edição

Seção

Artigos