CONCRETO PERMEÁVEL COMO ALTERNATIVA PARA PAVIMENTOS RETROPORTUÁRIOS

Autores

  • Fabrício Alves Strzoda Strzoda
  • Matheus Lourenço Moraes
  • Fábio Costa Magalhães
  • Mauro de Vasconcellos Real

Resumo

As zonas de porto e retroporto sofrem, rotineiramente, com o acúmulo de água superficial, em áreas abertas, após períodos de precipitações de chuva. Isso ocorre por conta de pavimentos que  impermeabilizam o solo e dificultam a drenagem da água. Este fato torna importante a realização de estudos na busca de novas alternativas que apresentem melhor eficiência em serviço, eliminando os acúmulos de água e conduzindo essas para um destino apropriado. Uma das possíveis alternativas para estes problemas  é a aplicação de pavimentos com sistemas de drenagem, onde os concretos permeáveis evidenciam características relevantes, cuja a principal é apresentar elevados coeficientes de permeabilidade, possibilitando a drenagem ao mesmo tempo em que garante uma razoável resistência mecânica, para pavimentos de tráfego leve. Devido sua baixa difusão juntamente com a falta de normas técnicas específicas no Brasil, os concretos permeáveis devem ser submetidos a estudos que estimem características mínimas exigidas pelo local de aplicação. Extensas áreas de retroporto necessitam de pavimentação, onde estas causam dificuldades no escoamento das águas pluviais, provocando alagamentos que podem prejudicar as operações do porto. O presente trabalho busca apresentar os  resultados de estudos que buscam a otimização de traços de concretos permeáveis utilizando-se materiais componentes do concreto (MCC's) disponíveis na região sul do Rio Grande do Sul, verificando a  viabilidade de utilização da técnica em  zonas portuárias e retroportuárias. Diferentes proporções de materiais secos e diferentes relações água/cimento compuseram a metodologia de dosagem do material. Foram determinados: a resistência mecânica na compressão, coeficientes de permeabilidade e índices de vazios, dos diferentes traços de concretos produzidos. Diante dos  resultados obtidos percebe-se que há possibilidade de se estabelecerem traços capazes de conciliar boa resistência mecânica com elevada permeabilidade para os materiais locais, porém estudos de metodologias de dosagens específicas para este material precisam ser desenvolvidos, possibilitando o aumento da utilização destes na indústria da construção.

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Publicado

2017-12-08

Edição

Seção

Artigos