O positivismo como fundamento epistemológico clássico das políticas educacionais e a institucionalização da prática escolar na contemporaneidade

Autores

  • Lindomar Wessler Boneti Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i2.0005

Resumo

Este artigo constitui-se de uma reflexão epistemológica em políticas educacionais na perspectiva de contribuir com o debate da Red Latinoamerica de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Trata-se de resgatar o caminhar histórico da posição Positivista como fundamento epistemológico clássico da institucionalização das políticas educacionais no que se refere à implementação da ação educativa, com foco especial ao conjunto de regras, de normas e de valores que regem o fazer da escola. Argumenta-se que esses fundamentos constituem-se a partir de dois movimentos interligados: construção histórica dos fundamentos epistemológicos da ciência e do Estado Moderno que, com o novo modo de produção, o capitalismo, dá origem ao segundo: movimento burguês de distinção de classe com base no estilo de vida. Assim, a partir da “Razão Moderna”, delineou-se o que se pode considerar como um “modelo de civilidade”, passando a se constituir o fundamento epistemológico e a meta de realização da institucionalização das políticas educacionais e a atividade escolar na contemporaneidade.

 

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Fundamentos epistemológicos. Positivismo.

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Biografia do Autor

Lindomar Wessler Boneti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Educação e SociologiaProfessor do Mestrado e do Doutorado em Educação da PUCPR

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Publicado

2014-05-23

Como Citar

BONETI, L. W. O positivismo como fundamento epistemológico clássico das políticas educacionais e a institucionalização da prática escolar na contemporaneidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 395–418, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6038. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional