Paulo Freire e Guarulhos: a educação popular como conexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16625.064

Resumo

Propomos, neste artigo, uma discussão e um registro da passagem de Paulo Freire pela cidade de Guarulhos, município da região metropolitana de São Paulo na década de 1980, logo após o seu exílio. Analisamos a influência do autor na concepção pedagógica da rede de ensino de Guarulhos, especialmente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Movimento de Valorização da Alfabetização (MOVA). A hipótese é de que há uma tentativa da cidade em construir uma história da rede pautada na figura de Paulo Freire. Partimos do método da análise documental do Almanaque MOVA 10 anos, publicado pela Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, em 2012, em comemoração ao aniversário do movimento. Nele, pudemos encontrar elementos que endossam a articulação com a teoria freiriana e perceber a adoção desses conceitos pela gestão da época, bem como a relação que se estabelecia entre o poder público e o movimento popular.

Palavras-chave: Paulo Freire. MOVA. EJA.

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Biografia do Autor

Jociene Santos Peixoto, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2010) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos com o cargo de Professora de Educação Básica.

Tiago Cavalcante Guerra, Prefeitura Município de São Paulo

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e
em Educação pela Unifesp (2019), além de especialização em Educação na Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Coordenador Pedagógico na Prefeitura de São
Paulo e professor da EJA em Guarulhos. Tem experiência na área de História, com ênfase em Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura militar,
ideologia e cidades. Desenvolve pesquisa relacionada a memória da cidade de Guarulhos e foi organizador dos livros "Cecap Guarulhos - Histórias, identidades e memórias" e
"Guia Histórico Cultural de Logradouros de Guarulhos - Lugares e Memórias".

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Publicado

2021-07-02

Como Citar

SANTOS PEIXOTO, J.; GUERRA, T. C. Paulo Freire e Guarulhos: a educação popular como conexão. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–12, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16625.064. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16625. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança