O que é agenciamento de políticas?

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20018.022

Resumo

A teoria sobre agenciamento explodiu na pesquisa sobre políticas, especialmente entre os pesquisadores que trabalham na área de mobilidade e buscam aproveitar o potencial dessa abordagem para entender como as políticas se movem, mudam e se manifestam em contextos cada vez mais transnacionais. A ubiquidade do agenciamento, no entanto, nem sempre o torna preciso, sendo o conceito definido de forma variada e, às vezes, carente de força conceitual e poder explicativo. Este artigo busca conceituar e defender uma abordagem sobre o agenciamento para análise de políticas. Ao sintetizar os eixos centrais da literatura existente, identifica três fundamentos teóricos e conceituais centrais para uma abordagem sobre o “agenciamento de políticas”: (1) relações de exterioridade e emergência; (2) heterogeneidade, relacionalidade e fluxo; e (3) atenção ao poder, política e agência. Juntos, esses fundamentos sinalizam uma coerência para a teoria do agenciamento e sugerem uma abordagem com um poderoso potencial, permitindo que os pesquisadores vejam e expliquem as coisas de maneiras que muitas tradições estabelecidas na pesquisa de políticas não conseguem. Ao identificar os fundamentos e oferecer exemplos de como cada um pode ser mobilizado, o artigo fornece o início de um arcabouço teórico ainda não articulado de forma sistemática para a pesquisa sobre agenciamento de políticas, convidando, assim, a uma discussão mais aprofundada sobre o que significa realizar este tipo de trabalho.

Palavras-chave: Agenciamento. Políticas públicas. Mobilidade. Poder.

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Biografia do Autor

Glenn C. Savage, University of Western Australia

Professor Associado do Department of School of Social Sciences na University of Western Australia, Australia.

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Publicado

2022-02-04

Como Citar

SAVAGE, G. C. O que é agenciamento de políticas?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.20018.022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20018. Acesso em: 28 mar. 2024.