Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062

Resumo

A educação confronta-se hoje com uma série de desafios, resultantes da crise provocada pela pandemia COVID-19. A mudança da forma de trabalho dos professores é um bom exemplo, já que, por causa do confinamento social que essa crise gerou, e no contexto de medidas de emergência, o ensino presencial deu lugar ao ensino online, uma modalidade que é acelerada de modo intenso em transição para a sociedade digital ou para o predomínio da subjetividade digital. É, pois, sobre essa mudança de paradigma, bem como sobre o papel das tecnologias digitais na realização das atividades pedagógicas a distância e seus reflexos em termos curriculares que refletimos neste texto. Nessa reflexão, não descuramos a influência que a digitalização das relações e o zoomismo assumem nesse novo modo de pensar a escola, que é um “novo normal”, embora o digital não venha a substituir a relação pedagógica, como se tem pretendido com os sucessivos recursos introduzidos na escola.

Palavras-chave: Mudanças sociais. Transformações educativas. Zoomismo. Isolamento Curricular.

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Publicado

2020-06-19

Como Citar

MORGADO, J. C. .; SOUSA, J. .; PACHECO, J. A. . Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–10, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16197. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Seção Temática: Adiando o fim da escola

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