Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: formação de professores/as e o ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16612.036

Resumo

Este trabalho expõe uma reflexão a respeito do pensamento teórico e metodológico do educador brasileiro Paulo Freire no âmbito da Educação do Campo e de suas contribuições para o processo de formação de professoras/es de Ciências da Natureza. Com esse objetivo, tomou-se como referência o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, a partir do qual se apresentam os princípios e as influências históricas, filosóficas, sociais e práticas que conduziram à implantação de cursos dessa natureza nas universidades públicas nacionais. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico, mas também conta com evidências empíricas de práticas educacionais já realizadas. Dentre as reflexões finais, destaca-se a importância da pedagogia freiriana como uma pedagogia contra-hegemônica e balizadora para a educação dos povos do campo, das águas e das florestas.

Palavras-chave: Pensamento freiriano. Formação de professoras/es do campo. Educação científica.

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Biografia do Autor

Adalberto Penha de Paula, Universidade Federal do Paraná

Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Litoral no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza. Doutor em Educação (UFPR).

Roberto Gonçalves Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Litoral no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

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Publicado

2021-03-16

Como Citar

PENHA DE PAULA, A.; GONÇALVES BARBOSA, R. . Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: formação de professores/as e o ensino de Ciências . Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16612.036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16612. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança