Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância

Autores

  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini UNESP
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Unesp
  • Tania Gracy do Valle UNESP
  • Lígia Ebner Melchiori UNESP
  • Eliana Marques Zanata UNESP
  • Lucia Pereira Leite UNESP
  • Rita Melissa Lepre UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0007

Resumo

Este artigo analisa aspectos relacionados a um curso de formação continuada sobre práticas em Educação Especial e Inclusiva na área de Deficiência Mental, oferecido a professores de 20 (vinte) turmas inscritas pelo Ministério da Educação, de diferentes regiões do Brasil, com 180 (cento e oitenta) horas de duração, por meio de EaD. A pesquisa envolveu a descrição do perfil dos cursistas, uma análise da avaliação do curso realizada pelos cursistas e a das causas da evasão ocorrida no curso. Os resultados indicaram que os participantes, na sua maioria, avaliaram o curso positivamente em todos os aspectos solicitados. Os motivos mais frequentes para a evasão referiram-se às limitações dos cursistas, como a dificuldade em cumprir os prazos, motivos pessoais e inabilidade em usar computador. Concluiu-se que a Educação a Distância mostra-se como ferramenta relevante para aquisição de conhecimentos sobre a prática pedagógica inclusiva.

 

Palavras-chave: Ensino a Distância. Educação Inclusiva. Formação continuada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, UNESP

Graduada em Pedagogia pela UNIMEP; Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFSCar-São Carlos; é Professor-Assistente Doutor da Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Unesp

Tania Gracy do Valle, UNESP

Lígia Ebner Melchiori, UNESP

Eliana Marques Zanata, UNESP

Lucia Pereira Leite, UNESP

Rita Melissa Lepre, UNESP

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

CAPELLINI, V. L. M. F.; RODRIGUES, O. M. P. R.; DO VALLE, T. G.; MELCHIORI, L. E.; ZANATA, E. M.; LEITE, L. P.; LEPRE, R. M. Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 79–89, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/912. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos