“Escrevivências” e afectos literários entre universidade e escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18362.008

Resumo

Este texto trata dos encontros ocorridos entre universidade e escola, atravessados pela literatura produzida por escritores/as negros/as, com destaque para a obra de Conceição Evaristo. A partir de interpelações apresentadas por professoras da Educação Básica em atividades acadêmicas na universidade, o genocídio da juventude negra é abordado como questão de currículo na formação de professores/as. Nesse sentido, apresenta-se o relato da realização de uma Mostra de Literatura, a partir de articulações construídas no espaço escolar e na universidade, mobilizadas pelo acesso à arte. Defende-se que os impactos curriculares da Mostra extrapolam o tratamento de questões étnico-raciais na escola como temática, pela proposição de experiências estéticas produzidas pelo encontro. Os desafios metodológicos na pesquisa em Educação são vistos de modo a propor o conceito de “escrevivências” como operador teórico-metodológico atravessado pelas concepções de afecto e pelos agenciamentos coletivos.

Palavras-chave: Escrevivências. Juventude negra. Currículo. Afecto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iris Verena Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Doutora em Estudos Étnicos e Africanos.

Jeane Matos Araújo Lima, Universidade do Estado da Bahia

Professora do Colégio Estadual de Bandiaçu, Rede Estadual da Bahia. Especialista em Linguística. Estudante do Mestrado em Educação e Diversidade na Uneb.

Geniclécia Lima dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em História. Estudante do Mestrado em Educação e Diversidade na Uneb.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

OLIVEIRA, I. V.; LIMA, J. M. A. .; SANTOS, G. L. dos . “Escrevivências” e afectos literários entre universidade e escola. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.18362.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18362. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas