Alfabetização de jovens e adultos: do discurso de combate à pobreza socioeconômica a políticas curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16809.051

Resumo

Este texto é decorrente do aprendizado proveniente de escuta de alteridade que ressignifica pensamentos sobre alfabetização no contexto histórico-social de alfabetização de jovens e adultos em Moçambique. Discussões em torno dos estudos de Foucault e da Legislação moçambicana potencializaram a construção do texto, cujo objetivo foi compreender e questionar o lugar da alfabetização como direito nos discursos políticos de combate à pobreza, relacionando-os às práticas curriculares no contexto moçambicano. Destaca-se a ideia de pensar-se em uma perspetiva curricular que favoreça todos os sujeitos do espaço e do tempo escolar. Esse olhar de alfabetização é tecido como um direito à educação com referência especial à Educação de Jovens e Adultos. Por isso, é necessário promover a valorização das experiências locais e dos diferentes sujeitos dos processos pedagógicos como um dos possíveis caminhos de elaboração de políticas e práticas curriculares na alfabetização de jovens e adultos.

Palavras-chave: Alfabetização. Analfabetismo. Currículo. Direito à aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arlindo Cornélio Ntunduatha Juliasse, Universidade Rovuma

Professor na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma (UniRovuma), Nampula-Moçambique, Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPed) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

CORNÉLIO NTUNDUATHA JULIASSE, A. . Alfabetização de jovens e adultos: do discurso de combate à pobreza socioeconômica a políticas curriculares. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–13, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16809.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16809. Acesso em: 20 abr. 2024.