Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17961.068

Resumo

Perante um contexto ainda pouco recetivo à supervisão pedagógica, mas assinalando mudanças e uma pressão crescente no sentido da sua valorização, o estudo realizado visou caracterizar as experiências e perspetivas de educadores de infância da rede pública em Portugal sobre a supervisão pedagógica. Foi aplicado um questionário previamente validado (GASPAR et al., 2019). Orientaram a pesquisa, perspetivas teóricas sobre supervisão pedagógica apresentadas por Gaspar (et al., 2019), Alarcão e Canha (2013), ou Roldão (2012), que têm sido fundamentais na definição do campo, em Portugal. Os resultados apontam para uma experiência de supervisão pedagógica muito ligada à avaliação do desempenho docente (ADD), e em menor medida à formação inicial de professores, considerada de reduzido impacto sobre a qualidade das práticas docentes. No entanto, as perspetivas sobre o papel do supervisor e o conceito de supervisão demonstram alguma abertura à possibilidade de uma supervisão mais horizontal e até informal produzir impactos positivos.

Palavras-chave: Supervisão pedagógica. Educação de Infância. Desenvolvimento profissional de professores.

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Biografia do Autor

Filipa Seabra, Universidade Aberta, Portugal

LE@D, Universidade Aberta, Portugal. Doutora em Ciências da Educação. Professora Auxiliar na Universidade Aberta (Portugal) e investigadora integrada do LE@D (Universidade Aberta, Portugal). É também investigadora colaboradora do CIEd (Universidade do Minho, Portugal) e do CIPEM/INET-MD (Portugal).

Marta Abelha, Universidade Portucalense

INPP, Universidade Portucalense, CEIS20, Universidade de Coimbra, LE@D, Universidade Aberta, Portugal. Doutora em Didática. Professora Auxiliar na Universidade Portucalense Infante D. Henrique e Professora Auxiliar Convidada da Universidade Aberta (Portugal). Investigadora integrada do CEIS20 (Universidade Coimbra, Portugal) e investigadora colaboradora do LE@D (Universidade Aberta, Portugal) e do INPP, Universidade Portucalense (Portugal).

Helena   Miranda, Universidade Aberta, Portugal

LE@D, Universidade Aberta, Portugal. Mestre em Supervisão Pedagógica. Investigadora do LE@D, Universidade Aberta, Portugal e Educadora de Infância.

Osvaldo Moreira, Universidade Aberta, Portugal

LE@D, Universidade Aberta, Portugal. Mestre em Supervisão Pedagógica. Investigador do LE@D, Universidade Aberta, Portugal e Educador de Infância.

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

SEABRA, F. .; ABELHA, M.; MIRANDA,H. ; MOREIRA, O. . Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.17961.068. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/17961. Acesso em: 16 abr. 2024.

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