A humanização Freiriana: processos de formação docente nos documentos que orientam os currículos dos cursos de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16218.026

Resumo

Trata-se de um estudo em torno dos processos de humanização presentes nos documentos que orientam os currículos dos cursos de formação de professores, mais especificamente o curso de Pedagogia, no Brasil. O objetivo consistiu em compreender as formas como a construção desse conceito foi orientada nesses documentos. O pensamento freiriano é a centralidade nas discussões trazidas por entender-se que ele pode auxiliar a construção de um novo paradigma pedagógico, tendo como princípio a formação para a humanização. O estudo guiou-se por uma pesquisa documental e os dados foram analisados pelo viés da pesquisa qualitativa. Como resultado, apresentam-se discussões em torno da formação de professores em conexão com os documentos legais. Tecem-se reflexões com o intuito de aproximar legislação, professores e pesquisadores, de forma humanizada.

Palavras-chave: Humanização. Pedagogia. Documentos oficiais.

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Publicado

2021-02-28

Como Citar

NERY, V. C. G. .; BARBOSA, A. M. da S. A humanização Freiriana: processos de formação docente nos documentos que orientam os currículos dos cursos de Pedagogia. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16218.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16218. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança