Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Indexadores
Pareceristas ad hoc
Impacto
Scopus CiteScore
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Chamada de artigos
Equipe Editorial
Diagramação
Revisão
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 17 (2022): Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos
v. 17 (2022): Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos
Publicado:
2021-10-19
Artigos
Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI)
Carlos Manique da Silva
1-21
PDF
PDF (English)
XML
A função do “Novo” Ensino Médio na lógica do capital: estratificação, perspectivas e resistências
Mike Ceriani de Oliveira Gomes
1-16
PDF
XML
Poéticas do contingente: alguns ensaios em meio à docência
Cintya Regina Ribeiro
1-16
PDF
XML
Pedagogia da masculinização nos vídeos pornôs: a produção do jovem homem barebacker
Danilo Araujo de Oliveira, Shirlei Rezende Sales
1-23
PDF
XML
Relação de forças entre as orientações da Unesco e as demandas estudantis na Lei nº 13.415/2017
Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Simone de Fátima Flach
1-19
PDF
XML
A Educação Ambiental na formação inicial de professores/as: contribuições da Pedagogia Crítica
Theóffillo da Silva Lopes, Francisco José Pegado Abílio
1-20
PDF
XML
Síntese sistemática de pesquisas sobre práticas pedagógicas no Brasil: uma análise da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Educação Conceito 7 Capes (2006-2015)
Júlio Emílio Diniz-Pereira
1-29
PDF
XML
Existencialidades na roça instituídas pela ruralidade da presença
Charles Maycon de Almeida Mota, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
1-14
PDF
Vinculación con la sociedad desde la perspectiva de género: un estudio en la universidad ecuatoriana
1-21
PDF (Español (España))
Análise textual pormenorizada da Lei Brasileira de Inclusão: perspectivas e avanços em relação aos direitos das pessoas com deficiência
Luiz Renato Martins da Rocha, Jáima Pinheiro de Oliveira
1-16
PDF
Barracão de Alegorias e Etnomatemática: práticas e reflexões pedagógicas no Carnaval de Florianópolis
Jéssica Lins de Souza Fernandes, Joana Célia dos Passos, Rita de Cássia Pacheco Gonçalves
1-23
PDF
Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes
Sofia Gaspar, Juliana Iorio
1-16
PDF
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital
Marcelo Coppi, Isabel Fialho, Marília Cid, Carlinda Leite, Angélica Monteiro
1-20
PDF
Pierre Bourdieu e a questão dos intelectuais
Névio de Campos
1-18
PDF
Ontoepistemologia na produção de conhecimento no campo da Educação
Gisele Masson
1-17
PDF
Entrevista
Entrevista com Pablo del Río – Desenvolvimento humano e desenho educativo: alguns desafios da escola contemporânea
Pablo del Río, Elizabeth dos Santos Braga, Teresa Cristina Rego, Ana Luiza Bustamante Smolka
1-24
PDF
XML
Tradução
A política da sociologia crítica das políticas: mobilidades, amarras e redes de elite
Glenn C. Savage, Jessica Gerrard, Trevor Gale, Tebeje Molla
1-18
PDF
XML
O desafio da individualidade na Teoria da Atividade Histórico-Cultural: dialética “coletividual” a partir de um posicionamento ativista transformador
Anna Stetsenko
1-22
PDF
XML
O que é agenciamento de políticas?
Glenn C. Savage
1-21
PDF
XML
Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas
Mulheres negras em movimento: criações individuais e coletivas por vidas com dignidade e direitos
Matilde Ribeiro
1-18
PDF
XML
Educação para as Relações Étnico-Raciais nas pesquisas em Educação Física e formação inicial: um estado do conhecimento
Keylla Amélia Dares Silveira, Wilson Alviano Júnior
1-21
PDF
XML
Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública
Branca Jurema Ponce, Alice Rosa de Sena Ferrari
1-20
PDF
XML
Questões étnico-raciais no ambiente escolar: reflexões a partir de teses e dissertações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica
Adriana Regina de Jesus Santos, João Fernando de Araújo, Martinho Gilson Cardoso Chingulo, Luiz Gustavo Tiroli, Bernadete Lema Mazzafera
1-16
PDF
XML
O legado da branquitude: reflexões a partir de relatos orais de professoras brancas
Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza, Rosane Michelli de Castro , Flávio Santiago
1-17
PDF
XML
“Escrevivências” e afectos literários entre universidade e escola
Iris Verena Oliveira, Jeane Matos Araújo Lima, Geniclécia Lima dos Santos
1-19
PDF
XML
“Demarcar as universidades”: povos indígenas e ações afirmativas na Pós-Graduação brasileira
Iara Tatiana Bonin
1-26
PDF
XML
A significação do negro em materiais didáticos: uma análise semântica de atividades relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra
Florisbete de Jesus Silva, Leonardo Lacerda Campos
1-19
PDF
XML
Memórias ancestrais e filosofias africanas forjando caminhos para uma educação afrorreferenciada
Adilbênia Freire Machado, Lorena Silva Oliveira
1-15
PDF
XML
Uma possibilidade decolonial para pensar a constituição do ethos caboclo no Oeste de Santa Catarina
Anderson Luiz Tedesco, Cláudia Battestin
1-17
PDF
XML
Filosofia da educação a partir de outras paisagens: infâncias afro-brasileiras e pedagogia decolonial
Amanaiara Conceição de Santana Miranda, Luís Carlos Ferreira dos Santos
1-12
PDF
XML
O processo de orientação como estratégia de superação do racismo institucional: relatos de um encontro ancestral em um contexto de Pós-Graduação de um Instituto Federal
Bianca Barreto do Nascimento, Mariana Fernandes dos Santos
1-20
PDF
XML
Escola, ressignificação, descolonização: narrativas de estudantes Kaingang na fronteira Sul do Brasil
Renilda Vicenzi, Bruno Antonio Picoli
1-23
PDF
XML
Poética do movimento e interculturalidade quilombola: corpo e danças decoloniais na perspectiva freireana
Thais de Jesus Ferreira, Maria Cecilia de Paula Silva
1-18
PDF
XML
Por uma Educação Física antirracista: o protagonismo da Ceafro de Vitória e de Cariacica no Espírito Santo
Pamela Tavares Monteiro, José Luiz dos Anjos
1-16
PDF
XML
Reflexões decoloniais sobre as relações étnico-raciais nas provas de espanhol do Enem (2010-2020)
Gabriela Rodrigues Botelho
1-20
PDF
XML
Para um ensino de Física afrocentrado no currículo do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal
Jorge Dantas Junior
1-16
PDF
XML
Da marginalização à centralidade: a importância da representatividade negra na literatura infantojuvenil
Janaína Oliveira Caetano, Suzete Araujo Oliveira Gomes, Helena Carla Castro
1-22
PDF
XML
Práticas educativas de professores e famílias nos processos de construção de identidade das crianças negras
Giovanna Santos da Silva, Edna Martins
1-20
PDF
XML
Representatividade, visibilidade e vocalidade: apontamentos sobre branquitude e produção acadêmica em eventos científicos, em tempos de educação remota
Marina Pereira de Almeida Mello, Samuel Dias Ribeiro
1-19
PDF
XML
A atualidade de Paulo Freire no “grito” sufocado dos oprimidos
Kelly Cristina Soares Lima, Josiane Arnholz Plaster, Gerda M. Schütz-Foerste
1-20
PDF
XML
Educação em saúde da população negra na Estratégia Saúde da Família
Adicéa de Souza Ferreira
1-10
PDF
XML
“Eu não sei se posso dizer que não sou racista”: narrativas discentes sobre história da cultura afro-brasileira e indígena na Educação Superior
Cíntia Régia Rodrigues, Edison Lucas Fabrício
1-20
PDF
XML
Mito, ideologia e utopia na Política Educacional Escolar Indigenista Brasileira
Kasandra Conceição Castro de Sousa, Fausto dos Santos Amaral Filho
1-15
PDF
XML
As cotas raciais como um mecanismo de visibilidade e valorização social da população negra
Nara Cristina Fernandes Almeida, Adriana Duarte Leon
1-13
PDF
XML
O pensamento étnico-racial: o saber científico, as normas legais e a educação
José Vicente de Souza Aguiar, Kelly Almeida de Oliveira, Izaura Rodrigues do Nascimento
1-22
PDF
XML
Formação docente na perspectiva da educação antirracista como prática social
Fausto Ricardo Silva Sousa, Lizandra Sodré Sousa, Herli de Sousa Carvalho, Francisca Morais da Silveira
1-16
PDF
Sujeitos não hegemônicos na Pós-Graduação no Brasil e em Portugal: indígenas, angolanos, moçambicanos e timorenses
José Licínio Backes
1-18
PDF
O Alfabetismo da Diáspora e a Educação das Relações Étnico-Raciais: aproximações teórico-metodológicas
Débora Cristina de Araujo, Eduardo da Silva Araujo
1-17
PDF
“Eu era tudo aquilo que não desejavam para uma professora”: docência negra e lésbica na Educação Básica
Tainah Mota do Nascimento, Rodrigo Manoel Dias da Silva
1-13
PDF
O racismo como condição para pensar a ética das relações étnico-raciais na Educação Básica
Beatriz da Silva Correa, Sônia Aparecida Siquelli
1-23
PDF
A questão racial entre tratos e retratos: leis e implementações “para inglês ver”
Simoní Portela Leal, Francis Musa Boakari, Francilene Brito da Silva, Alisson Emanuel Silva
1-16
PDF
Implementação da política afirmativa para a população negra em três universidades públicas do Sul do Brasil: uma longa caminhada
Alessandra Alfaro Bastos, Alejandro Javier Lezcano Schwarzkopf
1-25
PDF
O estado da arte das pesquisas sobre antirracismo na Educação Infantil (2013-2021)
Tainara Batista Barros, Rita de Cássia de Souza, Maria Simone Euclides
1-18
PDF
A autoridade do/a professor/a negro/a: um estudo sobre a percepção de estudantes e professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Heloisa Martins Florenço, Gildo Volpato
1-17
PDF
Movimento Negro no Brasil: aprovação da Lei No 10.639/2003 e educação para as relações étnico-raciais
Adrielle Soares Cunha, José Correia de Amorim Júnior, Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy
1-17
PDF
Interculturalidade: experiências e desafios da/na Universidade
Daniela Boacik, Marlize Rubin-Oliveira, Franciele Clara Peloso
1-18
PDF
“O sonho acabou”: educação e relações étnico-raciais, e os retrocessos político-institucionais
Amauri Mendes Pereira
1-20
PDF
Análise da categoria conteúdo e forma da obra Azur & Asmar: reflexões sobre as relações étnico-raciais dentro e fora da escola
Suelen Cristina dos Santos Klem, Sandra Aparecida Pires Franco
1-15
PDF
Cotas raciais na Universidade: estudo de caso sobre o acesso à Educação Superior em uma Instituição Federal
Claudinéia Lucion Savi, Maria de Lourdes Bernartt, Nilvania Aparecida de Mello
1-20
PDF
Normalistas Negras: formação de professoras em ambiente silenciador
Laura Rodrigues Paim Pamplona, Natalino Neves da Silva
1-15
PDF
A A dimensão política e pedagógica da festa na comunidade Quilombola de Campina de Pedra, Poconé, MT
Suely Dulce de Castilho, Bruna Maria de Oliveira
1-19
PDF
Contranarrativas Africanas: uma pesquisa-ação em resposta à construção de estigmas hegemônicos
Elizângela Áreas Ferreira de Almeida, Eliane Giachetto Saravali
1-23
PDF
O que nos ensinam as professoras ganhadoras do Prêmio Educar para a Igualdade Racial?
Maria da Gloria Calado, Anna Beatriz Mendes Felix
1-19
PDF
Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural
Cristine Gabriela de Campos Flores, Luana Barth Gomes, Cledes Antonio Casagrande
1-19
PDF
Algumas reflexões sobre sistema de cotas, currículo e formação de professores de Biologia
Maria José Souza Pinho, Kelly Meneses Fernandes
1-18
PDF
Youtubers indígenas brasileiros: interfaces entre cultura e educação
Lia Machado Fiuza Fialho, Márcia Cristiane Ferreira Mendes
1-21
PDF
A insurgência da intelectualidade negra em cursos de Pedagogia do Sul do Brasil
Eduarda Souza Gaudio, Joana Célia dos Passos
1-19
PDF
Confluências afro-pindorâmicas: por uma formação humana contra-colonialista
Luís Thiago Freire Dantas
1-12
PDF
Resenhas
MAINARDES, Jefferson. Alfabetização & prática pedagógica: trajetórias e vivências. Curitiba: CRV, 2021. 194 p.
Laélia Portela Moreira
1-5
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Italiano
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
visitors
(Contador ativo desde 04/09/2021)
facebook
instagram
scimago
Edição Atual
Navegar