Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Indexadores
Pareceristas ad hoc
Impacto
Scopus CiteScore
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Chamada de artigos
Equipe Editorial
Diagramação
Revisão
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 16 (2021): Publicação contínua
v. 16 (2021): Publicação contínua
Publicado:
2020-08-29
Expediente
Expediente v. 16
PDF
Artigos
Democratização escolar e mobilidade social na França: a Sociologia empírica de Beaud, Truong e Pasquali
Nadège Mézié, Alexandre Guilherme, Chantal Medaets
1-27
PDF
XML
Reflexões sobre a precarização do trabalho docente no Ensino Superior brasileiro
Anita Helena Schlesener, Michelle Fernandes de Lima
1-17
PDF
XML
O corpo inorgânico no jovem Marx: um conceito-limite de antropocentrismo
Judith Butler
1-18
PDF
XML
A supervisão pedagógica e a formação contínua: mitos e percepções por meio de narrativas dos professores do Distrito de Monapo
Wilson Profírio Nicaquela, Adelino Inácio Assane
1-17
PDF
XML
Estrategias de aprendizaje y creencias sobre el idioma inglés: una aproximación correlacional en estudiantes universitarios
Juan Fernando Gómez, Claudio Díaz Larenas, Walter Darién Gómez Torres
1-17
PDF (Español (España))
XML
A escrita numérica de pessoas com surdocegueira
Luiz Renato Martins da Rocha, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos, Maria da Piedade Resende da Costa
1-11
PDF
XML
A Educação Especial como campo acadêmico no Brasil: fontes de pesquisa
Rosana de Castro Casagrande
1-29
PDF
XML
Tensiones y debates para desmercantilizar la educación en Chile
Emanuel Arredondo González , Matías Ugarte Figueroa, Matías Muñoz Montané
1-18
PDF (Español (España))
XML (Español (España))
La recuperación de la praxis en el desarrollo curricular de la formación docente. El caso de la provincia de Buenos Aires
Noralí Boulan
1-18
PDF (Español (España))
XML (Español (España))
Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado
Sara Dias-Trindade, António Gomes Ferreira, José António Moreira
1-20
PDF
XML
Apropriações católicas da Escola Nova a partir dos Manuais Pedagógicos de Everardo Backheuser (1933 -1946)
Bianca Neves Prachum, Oriomar Skalinski Junior
1-19
PDF
XML
Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020
Luiz Renato Martins da Rocha, Eniceia Gonçalves Mendes, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
1-18
PDF
XML
Alfabetização de jovens e adultos: do discurso de combate à pobreza socioeconômica a políticas curriculares
Arlindo Cornélio Ntunduatha Juliasse
1-13
PDF
XML
Discursos antigênero e políticas curriculares cearenses: entre tensões e resistências
Wenderson Silva Oliveira, Carlos Ian Bezerra de Melo, Isabel Maria Sabino de Farias
1-26
PDF
XML
O pensamento decolonial como estratégia de enfrentamento ao racismo estrutural no contexto escolar
Patricia Lorena Raposo, Roberta Santos de Almeida, Simone Cabral Marinho dos Santos
19
PDF
XML
O ensino da escrita alfabética nos critérios de avaliação do PNLD (1998-2016): Que conhecimentos e habilidades eram contemplados?
Alexsandro da Silva, Artur Gomes de Morais
1-22
PDF
XML
Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro
Fabiana de Amorim Marcello, Gisele Rodrigues Soares
1-18
PDF
XML
Configuração do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física – licenciatura: incursões e apontamentos a partir de Norbert Elias
Arestides Pereira da Silva Júnior, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
17
PDF
XML
Redes políticas de currículo: a atuação da Fundação Getulio Vargas
Hellen Gregol Araujo, Alice Casimiro Lopes
1-18
PDF
XML
Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal
Filipa Seabra, Marta Abelha, Helena Miranda, Osvaldo Moreira
1-21
PDF
XML
A questão da cultura e da alteridade nos contextos Brasil e França: uma análise dos documentos norteadores nacionais para o ensino da leitura e da escrita
Renata Araújo Jatobá de Oliveira
1-21
PDF
XML
“Ao vencedor, as batatas”: critérios de classificação de periódicos no estrato A1 da base Qualis e dinâmicas de competição na área da Educação
Alexandre Anselmo Guilherme, Cibele Cheron, Renato de Oliveira Brito
1-20
PDF
XML
A participação de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus: interseções entre o modelo bioecológico e a funcionalidade humana
Miriam Ribeiro Calheiros de Sá, Márcia Denise Pletsch
1-15
PDF
PDF (English)
XML (English)
XML
Beneficios de los MOOC en estudiantes universitarios durante la emergencia académica por la Covid-19
Salvador Ponce Ceballos, Paul Yitzen Ruelas Mexía
1-24
PDF
XML (Español (España))
Formação inicial de professores alfabetizadores: mapeamento da produção acadêmica
Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues, Vera Lucia Martiniak
1-17
PDF
XML
La transdisciplinariedad del currículo para fomentar la equidad social en las Instituciones de Educación Superior del Ecuador
Alex Estrada-García, Javier Collado-Ruano, José Luis Del Río Fernández, Fanny Tubay Zambrano
1-15
PDF (Español (España))
XML (Español (España))
Educação Superior: as emoções e o processo de ensino-aprendizagem
Claudia Dallagnol, Ivete Janice de Oliveira Brotto
1-16
PDF
XML
Estrutura das representações sociais das regras escolares
Viviane Terezinha Koga, Ademir José Rosso
1-19
PDF
XML
O cinema e educação no Endipe: um estado do conhecimento
Andréia Bulaty, Luzia Rita Chincoviaki, Ana Luiza Ruschel Nunes, Adriana Rodrigues Suarez, Letícia Lupepsa
1-23
PDF
XML
Entrevista
Uma história de pioneirismo: entrevista com a Professora Maria Piedade Resende da Costa
Maria Piedade Resende da Costa, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos, Luiz Renato Martins da Rocha
1-10
PDF
XML
Resenhas
CAMPOS, Névio de; MONTANER, Gerardo Garay. (org.). Os intelectuais em contextos nacionais e internacionais: campos, fronteiras e disputas. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. 461 p.
Jaine dos Santos Floriano
1-6
PDF
PDF (Español (España))
XML (Español (España))
XML
BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. 238 p.
Odiméia Teixeira, Alessandro Alves Machado, Fernanda Mendes Ferreira
1-6
PDF
XML
Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança
Apresentação - Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança
Lucimara Cristina de Paula, Érico Ribas Machado, Jefferson Mainardes, Simone Regina Manosso Cartaxo
1-2
PDF
XML
Formação permanente freireana na Educação de Jovens e Adultos: reinventando políticas e práticas no município de São Paulo
Fernanda Quatorze Voltas, Ana Maria Saul, Alexandre Saul
1-19
PDF
XML
Los viajes de Paulo Freire a España (1984-1994) y la consolidación del ámbito académico de la pedagogía social a partir de los años noventa
Jon Igelmo Zaldívar, Patricia Quiroga Uceda
1-18
PDF (Español (España))
XML
Paulo Freire e a resistência à naturalização da ordem social vigente
Lavoisier Almeida dos Santos, Valci Melo, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante
1-15
PDF
XML
Um movimento pedagógico e o pedagógico em movimento: as vertentes Freireanas da comunicação e da radiodifusão comunitária
Ricardo Cocco, Flávia Eloisa Caimi
1-23
PDF
XML
A atualidade de Paulo Freire em tempos de pandemia: tecendo diálogos sobre os desafios da educação e do fazer docente
Mairce da Silva Araujo, Daniel Pereira de Oliveira , Regina Aparecida Correia Trindade, Geisi dos Santos Nicolau
1-20
PDF
XML
Paulo Freire e a Educação Profissional Técnica e Tecnológica
Sandra Terezinha Urbanetz, Eliana Nunes Maciel Bastos
1-14
PDF
XML
Resistir para existir: aportes freireanos para uma educação sexual transgressora e emancipadora
Fabiana Rodrigues de Sousa
1-18
PDF
XML
Literatura sobre educação e tecnologia com referencial de Paulo Freire: um retrato e um recorte crítico
Jaciara de Sá Carvalho, Suzana Elisa Cunha Marques, Carolina Carvalho Pellon
1-21
PDF
XML
Educação do Campo como expressão do legado de Paulo Freire: educar para a liberdade na licenciatura por meio da Pedagogia da Alternância e do Projeto de Estudo Temático
Sara Ferreira de Almeida, Daiane Cenachi Barcelos, Danila Ribeiro Gomes
1-19
PDF
XML
A constituição do ser humano a partir de diversos contextos e experiências nas infâncias: a complexidade das obras de Paulo Freire
Franciele Clara Peloso, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
1-18
PDF
XML
A infância como o outro libertador
Antonio Oliveira Dju, Darcísio Natal Muraro
1-17
PDF
XML
Pensamento educacional brasileiro em Portugal: Paulo Freire na formação de professores e em publicações acadêmico-científicas
Maria Edith Romano Siems, Maria João Mogarro
1-24
PDF
XML
Pensamento/ação freiriano: pistas para uma epistemologia descolonial que cimente uma Ecologia Humana contra-hegemônica
Maria Elizabeth Souza Gonçalves, Luciano Sergio Ventin Bomfim
1-15
PDF
XML
La liberación freiriana del sujeto en la Educación Matemática Decolonial Transcompleja
Milagros Elena Rodríguez
1-15
PDF (Español (España))
XML (Español (España))
Paulo Freire e os estudos culturais: pistas para convergências possíveis
José Licínio Backes, Ruth Pavan, Andréa Rosana Fetzner
1-16
PDF
XML
A humanização Freiriana: processos de formação docente nos documentos que orientam os currículos dos cursos de Pedagogia
Vanessa Cristina Girotto Nery, Ana Maria da Silva Barbosa
1-21
PDF
XML
A questão ética e religiosa na ordem do discurso freireano
Dafiana do Socorro Soares Vicente Carlos, Eduardo Jorge Lopes da Silva
1-20
PDF
XML
Paulo Freire e o cristianismo da libertação: contribuição do conceito de visão social de mundo
Allan da Silva Coelho, Fernanda Malafatti
1-16
PDF
XML
Educomunicação e alfabetização midiática: diálogos freireanos na América Latina
Elizandra Jackiw, Sônia Maria Chaves Haracemiv
1-21
PDF
XML
Educação Popular e Pedagogia Crítica: os princípios pedagógicos freireanos na formação de Educadores Populares em Saúde
Fúlvia da Silva Spohr, Mariana Parise Brandalise Dalsotto, Ygor Correa
1-19
PDF
XML
As contribuições do pensamento de Paulo Freire para os estudos sobre as masculinidades
Alexandre Nishiwaki da Silva
1-16
PDF
XML
Paulo Freire: un pensador desde las favelas en reclamo en el Sur
José Gregorio Lemus Maestre
1-16
PDF (Español (España))
XML (Español (España))
Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: formação de professores/as e o ensino de Ciências
Adalberto Penha de Paula, Roberto Gonçalves Barbosa
1-17
PDF
XML
Abordagem freireana na educação escolar e não-escolar: uma mediação educativa/pedagógica que conscientiza
Luciane Rocha Ferreira Pielke
1-22
PDF
XML
O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do Campo
Iranete Maria da Silva Lima, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Dileno Dustan Lucas de Souza
1-17
PDF
XML
A unidade na diversidade em Paulo Freire: avanços para a transformação educacional
Fabiana Marini Braga, Roseli Rodrigues de Mello, Denise Bachega
1-21
PDF
XML
Teatro com e para caminhoneiros e caminhoneiras e as ideias de Paulo Freire para a educação libertadora
Josemir Medeiros da Silva, Carina Maria Guimarães Moreira, Mônica de Ávila Todaro
1-18
PDF
XML
O legado de Paulo Freire sobre a velhice: história de vida e o contexto brasileiro atual
Mônica de Ávila Todaro, Meire Cachioni
1-9
PDF
XML
Por uma educação freireana que atue contra a desigualdade de gênero no Brasil contemporâneo
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Isabela Maria Oliveira Catrinck, Sandy Aparecida Barbosa Magalhães
1-14
PDF
XML
Pedagogia da Primeira Infância Oprimida: descolonizando a Educação Infantil com Paulo Freire
Otavio Henrique Ferreira da Silva
1-24
PDF
XML
Ser Mais: coerência entre a vida e o conceito de Paulo Freire
Vania Finholdt Angelo Leite
1-12
PDF
XML
Educação, Utopia e Paulo Freire
Izadora Maleski Serrano Alves, Sandra Regina Ferreira de Oliveira
1-19
PDF
XML
Tecnologias digitais e formação permanente de professores: continuidade ou insurgências?
Maria José da Silva Dias, Lucila Pesce
1-16
PDF
XML
O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática
Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Luciana Rodrigues Leite, Maria Socorro Lucena Lima
1-14
PDF
XML
A força da palavra dos vulnerabilizados pela desigualdade social: Paulo Freire e comunidades ribeirinhas no Marajó
Paulo Freire e comunidades ribeirinhas no Marajó
Eunápio Dutra do Carmo, Éder Dutra do Carmo
1-14
PDF
XML
Paulo Freire e os usos da esperança: um relato de experiência
India Mara Aparecida Dalavia de Souza Holleben
1-18
PDF
XML
O legado de Paulo Freire ao desenvolvimento profissional docente para uma educação decolonial: o Círculo de Cultura como possibilidade
Nilton Bruno Tomelin, Rita Buzzi Rausch
1-17
PDF
XML
A atualidade do pensamento de Paulo Freire para reinventar as práticas de formação política no âmbito da educação popular
Pedro de Carvalho Pontual, Maria Auxiliadora Delgado Machado
1-20
PDF
XML
Paulo Freire em Abya Yala: denúncias e anúncios de uma epistemologia decolonial
Camila Wolpato Loureiro, Cheron Zanini Moretti
1-19
PDF
PDF (English)
XML (English)
XML
Paulo Freire e Guarulhos: a educação popular como conexão
Jociene Santos Peixoto, Tiago Cavalcante Guerra
1-12
PDF
XML
Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire: suscitando diálogos e reflexões a partir de experiências em/com Educação
Líbia da Silva Soares Busquet, Carlos César de Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de Oliveira, Jacqueline de Fatima dos Santos Morais
1-19
PDF
XML
Documento
Memória - Paulo Freire na UEPG
Revista Práxis Educativa
1-30
PDF
XML
Seção Temática: Ética e pesquisa em Educação: novas investigações
Ética na pesquisa em Psicologia e Educação em Portugal: contributos para pensar o caso brasileiro
Pedro Savi Neto, Mónica de la Fare, Inês Nascimento
1-20
PDF
XML
Ética em Pesquisa nas dissertações e teses da área de Educação: um olhar para a região Nordeste
João Batista Carvalho Nunes
1-22
PDF
PDF (English)
XML
Entrevista - Dossiê
Updating critical ideas in the 21st century to fight against neoliberal machine: interview with professor Henry Giroux
Gustavo de Oliveira Figueiredo, Vera Helena Ferraz de Siqueira, Andréa Costa da Silva
1-15
PDF (English)
XML (English)
Entrevista com Peter McLaren: Discussões radicais e esperançosas sobre tempos de brutal conservadorismo - caminhos de luta e transformação à luz de Paulo Freire
Lucimara Cristina de Paula; Bhianca Moro Portella
1-22
PDF
PDF (English)
XML
XML (English)
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Italiano
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
visitors
(Contador ativo desde 04/09/2021)
facebook
instagram
scimago
Edição Atual
Navegar
Enviar Submissão
Enviar Submissão