v. 16 (2021): Publicação contínua

					Visualizar v. 16 (2021): Publicação contínua
Publicado: 2020-08-29

Artigos

  • Democratização escolar e mobilidade social na França: a Sociologia empírica de Beaud, Truong e Pasquali

    Nadège Mézié, Alexandre Guilherme, Chantal Medaets
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16202.001
  • Reflexões sobre a precarização do trabalho docente no Ensino Superior brasileiro

    Anita Helena Schlesener, Michelle Fernandes de Lima
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15116.003
  • O corpo inorgânico no jovem Marx: um conceito-limite de antropocentrismo

    Judith Butler
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17270.012
  • A supervisão pedagógica e a formação contínua: mitos e percepções por meio de narrativas dos professores do Distrito de Monapo

    Wilson Profírio Nicaquela, Adelino Inácio Assane
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16810.014
  • Estrategias de aprendizaje y creencias sobre el idioma inglés: una aproximación correlacional en estudiantes universitarios

    Juan Fernando Gómez, Claudio Díaz Larenas, Walter Darién Gómez Torres
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16572.024
  • A escrita numérica de pessoas com surdocegueira

    Luiz Renato Martins da Rocha, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos, Maria da Piedade Resende da Costa
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17435.025
  • A Educação Especial como campo acadêmico no Brasil: fontes de pesquisa

    Rosana de Castro Casagrande
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17352.027
  • Tensiones y debates para desmercantilizar la educación en Chile

    Emanuel Arredondo González , Matías Ugarte Figueroa, Matías Muñoz Montané
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.117368.034
  • La recuperación de la praxis en el desarrollo curricular de la formación docente. El caso de la provincia de Buenos Aires

    Noralí Boulan
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16583.041
  • Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado

    Sara Dias-Trindade, António Gomes Ferreira, José António Moreira
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17294.044
  • Apropriações católicas da Escola Nova a partir dos Manuais Pedagógicos de Everardo Backheuser (1933 -1946)

    Bianca Neves Prachum, Oriomar Skalinski Junior
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17453.043
  • Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020

    Luiz Renato Martins da Rocha, Eniceia Gonçalves Mendes, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17585.050
  • Alfabetização de jovens e adultos: do discurso de combate à pobreza socioeconômica a políticas curriculares

    Arlindo Cornélio Ntunduatha Juliasse
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16809.051
  • Discursos antigênero e políticas curriculares cearenses: entre tensões e resistências

    Wenderson Silva Oliveira, Carlos Ian Bezerra de Melo, Isabel Maria Sabino de Farias
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15363.054
  • O pensamento decolonial como estratégia de enfrentamento ao racismo estrutural no contexto escolar

    Patricia Lorena Raposo, Roberta Santos de Almeida, Simone Cabral Marinho dos Santos
    19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15355.055
  • O ensino da escrita alfabética nos critérios de avaliação do PNLD (1998-2016): Que conhecimentos e habilidades eram contemplados?

    Alexsandro da Silva, Artur Gomes de Morais
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17770.060
  • Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro

    Fabiana de Amorim Marcello, Gisele Rodrigues Soares
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18030.063
  • Configuração do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física – licenciatura: incursões e apontamentos a partir de Norbert Elias

    Arestides Pereira da Silva Júnior, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
    17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17537.066
  • Redes políticas de currículo: a atuação da Fundação Getulio Vargas

    Hellen Gregol Araujo, Alice Casimiro Lopes
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18297.067
  • Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal

    Filipa Seabra, Marta Abelha, Helena   Miranda, Osvaldo Moreira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17961.068
  • A questão da cultura e da alteridade nos contextos Brasil e França: uma análise dos documentos norteadores nacionais para o ensino da leitura e da escrita

    Renata Araújo Jatobá de Oliveira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.12209.069
  • “Ao vencedor, as batatas”: critérios de classificação de periódicos no estrato A1 da base Qualis e dinâmicas de competição na área da Educação

    Alexandre Anselmo Guilherme, Cibele Cheron, Renato de Oliveira Brito
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18309.071
  • A participação de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus: interseções entre o modelo bioecológico e a funcionalidade humana

    Miriam Ribeiro Calheiros de Sá, Márcia Denise Pletsch
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17383.017
  • Beneficios de los MOOC en estudiantes universitarios durante la emergencia académica por la Covid-19

    Salvador Ponce Ceballos, Paul Yitzen Ruelas Mexía
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18097.072
  • Formação inicial de professores alfabetizadores: mapeamento da produção acadêmica

    Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues, Vera Lucia Martiniak
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18516.075
  • La transdisciplinariedad del currículo para fomentar la equidad social en las Instituciones de Educación Superior del Ecuador

    Alex Estrada-García, Javier Collado-Ruano, José Luis Del Río Fernández, Fanny Tubay Zambrano
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18336.076
  • Educação Superior: as emoções e o processo de ensino-aprendizagem

    Claudia Dallagnol, Ivete Janice de Oliveira Brotto
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18474.077
  • Estrutura das representações sociais das regras escolares

    Viviane Terezinha Koga, Ademir José Rosso
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.19600.078
  • O cinema e educação no Endipe: um estado do conhecimento

    Andréia Bulaty, Luzia Rita Chincoviaki, Ana Luiza Ruschel Nunes, Adriana Rodrigues Suarez, Letícia Lupepsa
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.19710.079

Entrevista

  • Uma história de pioneirismo: entrevista com a Professora Maria Piedade Resende da Costa

    Maria Piedade Resende da Costa, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos, Luiz Renato Martins da Rocha
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18156.061

Resenhas

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança

  • Apresentação - Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança

    Lucimara Cristina de Paula, Érico Ribas Machado, Jefferson Mainardes, Simone Regina Manosso Cartaxo
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.19525.073
  • Formação permanente freireana na Educação de Jovens e Adultos: reinventando políticas e práticas no município de São Paulo

    Fernanda Quatorze Voltas, Ana Maria Saul, Alexandre Saul
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16601.002
  • Los viajes de Paulo Freire a España (1984-1994) y la consolidación del ámbito académico de la pedagogía social a partir de los años noventa

    Jon Igelmo Zaldívar, Patricia Quiroga Uceda
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15143.005
  • Paulo Freire e a resistência à naturalização da ordem social vigente

    Lavoisier Almeida dos Santos, Valci Melo, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16433.008
  • Um movimento pedagógico e o pedagógico em movimento: as vertentes Freireanas da comunicação e da radiodifusão comunitária

    Ricardo Cocco, Flávia Eloisa Caimi
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16319.007
  • A atualidade de Paulo Freire em tempos de pandemia: tecendo diálogos sobre os desafios da educação e do fazer docente

    Mairce da Silva Araujo, Daniel Pereira de Oliveira , Regina Aparecida Correia Trindade, Geisi dos Santos Nicolau
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16610.009
  • Paulo Freire e a Educação Profissional Técnica e Tecnológica

    Sandra Terezinha Urbanetz, Eliana Nunes Maciel Bastos
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16602.011
  • Resistir para existir: aportes freireanos para uma educação sexual transgressora e emancipadora

    Fabiana Rodrigues de Sousa
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16462.013
  • Literatura sobre educação e tecnologia com referencial de Paulo Freire: um retrato e um recorte crítico

    Jaciara de Sá Carvalho, Suzana Elisa Cunha Marques, Carolina Carvalho Pellon
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16591.015
  • Educação do Campo como expressão do legado de Paulo Freire: educar para a liberdade na licenciatura por meio da Pedagogia da Alternância e do Projeto de Estudo Temático

    Sara Ferreira de Almeida, Daiane Cenachi Barcelos, Danila Ribeiro Gomes
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16624.016
  • A constituição do ser humano a partir de diversos contextos e experiências nas infâncias: a complexidade das obras de Paulo Freire

    Franciele Clara Peloso, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16609.018
  • A infância como o outro libertador

    Antonio Oliveira Dju, Darcísio Natal Muraro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16618.019
  • Pensamento educacional brasileiro em Portugal: Paulo Freire na formação de professores e em publicações acadêmico-científicas

    Maria Edith Romano Siems, Maria João Mogarro
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15630.020
  • Pensamento/ação freiriano: pistas para uma epistemologia descolonial que cimente uma Ecologia Humana contra-hegemônica

    Maria Elizabeth Souza Gonçalves, Luciano Sergio Ventin Bomfim
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16594.021
  • La liberación freiriana del sujeto en la Educación Matemática Decolonial Transcompleja

    Milagros Elena Rodríguez
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17161.022
  • Paulo Freire e os estudos culturais: pistas para convergências possíveis

    José Licínio Backes, Ruth Pavan, Andréa Rosana Fetzner
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16539.023
  • A humanização Freiriana: processos de formação docente nos documentos que orientam os currículos dos cursos de Pedagogia

    Vanessa Cristina Girotto Nery, Ana Maria da Silva Barbosa
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16218.026
  • A questão ética e religiosa na ordem do discurso freireano

    Dafiana do Socorro Soares Vicente Carlos, Eduardo Jorge Lopes da Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16463.028
  • Paulo Freire e o cristianismo da libertação: contribuição do conceito de visão social de mundo

    Allan da Silva Coelho, Fernanda Malafatti
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16638.029
  • Educomunicação e alfabetização midiática: diálogos freireanos na América Latina

    Elizandra Jackiw, Sônia Maria Chaves Haracemiv
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16614.031
  • Educação Popular e Pedagogia Crítica: os princípios pedagógicos freireanos na formação de Educadores Populares em Saúde

    Fúlvia da Silva Spohr, Mariana Parise Brandalise Dalsotto, Ygor Correa
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16613.032
  • As contribuições do pensamento de Paulo Freire para os estudos sobre as masculinidades

    Alexandre Nishiwaki da Silva
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15294.033
  • Paulo Freire: un pensador desde las favelas en reclamo en el Sur

    José Gregorio Lemus Maestre
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17174.035
  • Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: formação de professores/as e o ensino de Ciências

    Adalberto Penha de Paula, Roberto Gonçalves Barbosa
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16612.036
  • Abordagem freireana na educação escolar e não-escolar: uma mediação educativa/pedagógica que conscientiza

    Luciane Rocha Ferreira Pielke
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16231.037
  • O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do Campo

    Iranete Maria da Silva Lima, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Dileno Dustan Lucas de Souza
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16683.039
  • A unidade na diversidade em Paulo Freire: avanços para a transformação educacional

    Fabiana Marini Braga, Roseli Rodrigues de Mello, Denise Bachega
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16597.042
  • Teatro com e para caminhoneiros e caminhoneiras e as ideias de Paulo Freire para a educação libertadora

    Josemir Medeiros da Silva, Carina Maria Guimarães Moreira, Mônica de Ávila Todaro
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16567.045
  • O legado de Paulo Freire sobre a velhice: história de vida e o contexto brasileiro atual

    Mônica de Ávila Todaro, Meire Cachioni
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16554.047
  • Por uma educação freireana que atue contra a desigualdade de gênero no Brasil contemporâneo

    Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Isabela Maria Oliveira Catrinck, Sandy Aparecida Barbosa Magalhães
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16640.030
  • Pedagogia da Primeira Infância Oprimida: descolonizando a Educação Infantil com Paulo Freire

    Otavio Henrique Ferreira da Silva
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16588.040
  • Ser Mais: coerência entre a vida e o conceito de Paulo Freire

    Vania Finholdt Angelo Leite
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16581.046
  • Educação, Utopia e Paulo Freire

    Izadora Maleski Serrano Alves, Sandra Regina Ferreira de Oliveira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16596.048
  • Tecnologias digitais e formação permanente de professores: continuidade ou insurgências?

    Maria José da Silva Dias, Lucila Pesce
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16952.049
  • O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática

    Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Luciana Rodrigues Leite, Maria Socorro Lucena Lima
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16556.052
  • A força da palavra dos vulnerabilizados pela desigualdade social: Paulo Freire e comunidades ribeirinhas no Marajó Paulo Freire e comunidades ribeirinhas no Marajó

    Eunápio Dutra do Carmo, Éder Dutra do Carmo
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16641.053
  • Paulo Freire e os usos da esperança: um relato de experiência

    India Mara Aparecida Dalavia de Souza Holleben
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16827.056
  • O legado de Paulo Freire ao desenvolvimento profissional docente para uma educação decolonial: o Círculo de Cultura como possibilidade

    Nilton Bruno Tomelin, Rita Buzzi Rausch
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16429.057
  • A atualidade do pensamento de Paulo Freire para reinventar as práticas de formação política no âmbito da educação popular

    Pedro de Carvalho Pontual, Maria Auxiliadora Delgado Machado
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16623.058
  • Paulo Freire em Abya Yala: denúncias e anúncios de uma epistemologia decolonial

    Camila Wolpato Loureiro, Cheron Zanini Moretti
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16634.059
  • Paulo Freire e Guarulhos: a educação popular como conexão

    Jociene Santos Peixoto, Tiago Cavalcante Guerra
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16625.064
  • Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire: suscitando diálogos e reflexões a partir de experiências em/com Educação

    Líbia da Silva Soares Busquet, Carlos César de Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de Oliveira, Jacqueline de Fatima dos Santos Morais
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15629.070

Documento

  • Memória - Paulo Freire na UEPG

    Revista Práxis Educativa
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.18181.062

Seção Temática: Ética e pesquisa em Educação: novas investigações

  • Ética na pesquisa em Psicologia e Educação em Portugal: contributos para pensar o caso brasileiro

    Pedro Savi Neto, Mónica de la Fare, Inês Nascimento
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15213.006
  • Ética em Pesquisa nas dissertações e teses da área de Educação: um olhar para a região Nordeste

    João Batista Carvalho Nunes
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17319.065

Entrevista - Dossiê