Caminhos possíveis em contextos reais: o Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais na perspectiva de análise da tradução de políticas

Autores

  • Marília Segabinazzi Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Geovana Mendonça Lunardi-Mendes Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.007

Resumo

Este trabalho objetivou compreender como as gestões municipais traduzem diretrizes do Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais. Tomando-se por referência o método de análise do ciclo de políticas e a teoria da atuação política, propostos por S. J. Ball e colaboradores, realizou-se um estudo de caso em dois municípios brasileiros. Com dados colhidos a partir de entrevistas com gestores locais, além de observações diretas e análises documentais, identificou-se que, ainda que algumas estratégias de tradução da política apresentam-se de forma semelhante, as políticas de macro abrangência têm desdobramentos diferentes em realidades também diferentes. Isso torna necessária a flexibilização no processo de tradução das políticas e evidencia a necessidade de levar-se em conta as características do campo de tradução quando da proposição de uma política pública.

 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Gestão municipal. Educação Especial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marília Segabinazzi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina e participante dos Observatório de Práticas Escolares e do Observatório de Escolarização dos Alunos com Deficiência Intelectual:Políticas Públicas, Processos Cognitivos e Avaliação de Aprendizagem. OBEDUC/CAPES.

Geovana Mendonça Lunardi-Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graducação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Fundadora do  Observatório de Práticas Escolares; e coordenadora do Observatório da Educação: Tablets, Computadores e Laptops, e uma das  coordenadorasdo Observatório em Rede "Escolarização de Sujeitos com Deficiência Intelectual: Políticas Públicas, Processos Cognitivos e Avaliação de Aprendizagem".

Downloads

Publicado

2017-06-04

Como Citar

SEGABINAZZI, M.; MENDONÇA LUNARDI-MENDES, G. Caminhos possíveis em contextos reais: o Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais na perspectiva de análise da tradução de políticas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 808–825, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9410. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos