Domínios e elementos da profissionalidade docente nas representações sociais de professores de Matemática

Autores

  • Elisângela Bastos de Melo Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Licia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.011

Resumo

Este trabalho, fruto de uma tese de doutorado, tem por objetivo analisar as representações sociais de professores de matemática brasileiros e franceses acerca de sua competência profissional. A análise está ancorada em um levantamento teórico sobre a relação entre os termos profissão e profissionalidade e sobre elementos e domínios da profissionalidade docente (ABAELLA, 1992; ROLDÃO, 2005, entre outros). A metodologia fundamenta-se na Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1976). A pesquisa contou com a participação de 252 professores de matemática brasileiros e franceses atuantes em escolas públicas. Dentre os resultados, destacamos as semelhanças e diferenças entre as representações dos professores sobre sua competência profissional, baseadas nos domínios deontológico, disciplinar, didático, pessoalidade, entre outros, da profissionalidade docente.

 

Palavras-chave: Profisssionalidade docente. Representações Sociais. Competência Profissional de Professores de Matemática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisângela Bastos de Melo Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 

Licia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

ESPINDOLA, E. B. de M.; MAIA, L. de S. L. Domínios e elementos da profissionalidade docente nas representações sociais de professores de Matemática. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 887–908, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9077. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos