A avaliação na Educação Infantil: uma análise a partir de relatórios de uma professora

Gabriela Medeiros Nogueira, Gabriela Ortiz Prado

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender como uma professora de Escola Municipal - Educação Infantil em Rio Grande (RS) concebe a avaliação nesta etapa da Educação Básica. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e teve como corpus, dezesseis “Relatórios de avaliação” elaborados em 2014. A análise dos dados deu-se a partir dos estudos de Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães e Oliveira (2014). Os resultados indicam uma perspectiva de avaliação mais focada no trabalho do professor do que nas crianças, evidenciando propostas e resultados, sem enfatizar o percurso. Todos os relatórios analisados apresentam sistematicamente a mesma estrutura e organização textual, independentemente da criança que esteja sendo avaliada. Conclui-se, desse modo, que as particularidades de cada criança são desconsideradas nos relatórios, uma vez que todas podem ser descritas por meio de uma mesma frase.

 

Palavras-chave: Avaliação. Educação Infantil. Relatórios de avaliação.

 

Abstract

 

Evaluation in pre-school:  an analysis based on a teacher's reports

 

This paper presents the results of a study that aimed to understand how a teacher from a municipal pre-school school in Rio Grande (RS) saw evaluation in this phase of basic education. The research was carried out through document analysis whose corpus comprised “Evaluation Reports” written in 2014. The data analysis was supported by the studies of Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães and Oliveira (2014). The results indicated an evaluation perspective focused on the teachers’ work rather than on the children, highlighting proposals and results, without emphasizing the trajectory. All the reports analyzed presented systematically the same structure and text organization, regardless of the children being evaluated. The conclusion, therefore, was that the particularities of each child were neglected in the reports, since all of them could be described by using the same sentence.

 

Keywords: Evaluation. Pre-school. Evaluation reports.

 

Resumen

 

La evaluación en la enseñanza infantil: un análisis a partir de informes de una maestra

 

El trabajo presenta los resultados de una pesquisa que ha tenido por objetivo comprender como una maestra de una Escuela Municipal de Enseñanza Infantil en Rio Grande (RS) concibe la evaluación en esta etapa da Enseñanza Básica. La pesquisa ha sido realizada con un análisis documental ha tenido como corpus dieciséis “Informes de evaluación” elaborados en 2014. El análisis de los datos se ha dado por estudios con Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães y Oliveira (2014). Los resultados indican una perspectiva de evaluación con más enfoque en el trabajo del maestro que en los niños, poniendo en evidencia propuestas y resultados, sin énfasis en el trayecto. Todos los informes analizados presentan sistemáticamente la misma estructura y organización textual, independientemente del niño que sea evaluado. Se concluyó, de ese modo, que las particularidades de cada niño son desconsideradas en los informes, así que todos pueden ser descritos por medio de una misma frase.

 

Palabras clave: Evaluación. Enseñanza Infantil. Informes de evaluación.


Palavras-chave


Avaliação; Educação Infantil; Relatórios de avaliação; Evaluation; Pre-school; Evaluation reports; Evaluación; Enseñanza Infantil; Informes de evaluación

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0017

 
 
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.