Uma “Rocinha” de livros: percursos poéticos dos processos de formação de uma professora alfabetizadora e seus alunos leitores

Autores

  • Maria Francisca Mendes Universidade Federal Fluminense/Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Carmen Lucia Vidal Pérez UFF

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0006

Resumo

Este artigo busca refletir sobre os processos formativos e a aprendizagem da leitura e da escrita engendrados no cotidiano de uma sala de aula de uma turma de crianças repetentes, a partir das experiências partilhadas entre a professora e seu grupo de alunos. Trata-se de uma investigaçãoformação metodologicamente inspirada na pesquisa narrativa, que tem como fundamentação as formulações benjaminianas sobre experiência e narração e a teoria enunciativa de Bakhtin. Empiricamente, dialogamos com a formação da professora alfabetizadora e com a alfabetização das crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental, a partir de uma ação que tem como aporte a leitura como prática social, desenvolvida junto à comunidade do Laboriaux, Rocinha-RJ.

 

Palavras-chave: Leitura e escrita. Formação da professora alfabetizadora. Experiência e narrativa na alfabetização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Francisca Mendes, Universidade Federal Fluminense/Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do rio de Janeiro - PUC/Rio

Professora da rede municipal de educação do Rio de Janeiro

Carmen Lucia Vidal Pérez, UFF

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em educação pela Universidade de São Paulo - USP com Pós-doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade de Campinas - UNICAMP.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

MENDES, M. F.; VIDAL PÉREZ, C. L. Uma “Rocinha” de livros: percursos poéticos dos processos de formação de uma professora alfabetizadora e seus alunos leitores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 410–433, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8843. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos