Sobre o compromisso da Educação Física escolar com a inclusão social dos negros

Autores

  • Vanessa Gomes de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0013

Resumo

Trata-se de uma problematização acerca da demanda histórica da população negra por inclusão social, bem como o compromisso da Educação Física escolar com essa demanda. Como pano de fundo, de um lado, está a exclusão dos negros na sociedade brasileira, decorrente do regime escravocrata, assim como sua luta para reverter esse quadro de marginalização social.  De outro lado, as próprias bases históricas e epistemológicas da Educação Física escolar no país que, inicialmente, corroboraram a exclusão social da população negra (ao rejeitar o corpo negro, promover a estética europeia e propagar ideais higienistas e eugênicos), mas que posteriormente passaram a defender uma perspectiva crítica, comprometida com a inclusão social e a diversidade. Assim, busca-se introduzir o conceito de inclusão social, discutir a demanda da população negra por inclusão social, considerando a Lei 10.639/2003 e ressaltar o compromisso da Educação Física escolar com essa inclusão.

 

Palavras-chave: Educação Física escolar. Inclusão social. População negra.

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Biografia do Autor

Vanessa Gomes de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO/UFJF). Mestre em Ciências Sociais pelo mesmo programa.Especializada em Políticas Públicas e Gestão Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2017-07-06

Como Citar

CASTRO, V. G. de. Sobre o compromisso da Educação Física escolar com a inclusão social dos negros. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 520–535, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8830. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença