Educação e produção do conhecimento na realidade social: uma análise a partir do materialismo histórico-dialético

Autores

  • Maria das Graças Martins da Silva UFMT
  • Rose Cléia Ramos da Silva UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.079087

Resumo

 

Este artigo analisa a educação e a produção do conhecimento no contexto das relações sociais de onde emergem, tendo como base as categorias filosóficas do materialismo histórico-dialético. Para tanto, dois referenciais são evocados: a sociedade do conhecimento (reflexo da sociedade capitalista, no seu atual estágio de desenvolvimento, expressando-se pelo produtivismo) e, no contraponto, a educação como humanização e conhecimento crítico (expressão de liberdade que subjaz ao processo educacional). Concluiu-se que o materialismo histórico-dialético contribui para a análise da realidade, desvendando-a, ao mesmo tempo que potencializa ações transformadoras ao evidenciar o sentido libertador da educação.

 

Palavras-chave: Materialismo histórico-dialético. Sociedade do conhecimento. Produção do conhecimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria das Graças Martins da Silva, UFMT

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso lotada no Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do Instituto de Educação, coordeno cursos de especialização em Docência no Ensino Superior e atualmente sou professora credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição.

Rose Cléia Ramos da Silva, UFMT

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e doutoranda pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2010-07-17

Como Citar

MARTINS DA SILVA, M. das G.; RAMOS DA SILVA, R. C. Educação e produção do conhecimento na realidade social: uma análise a partir do materialismo histórico-dialético. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 79–87, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.079087. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/784. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos