Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional

  • César Tello UNTREF, UNSAM, UNLP
  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Resumo

Nesse artigo, de reflexão teórica, apresentamos uma revisão dos pressupostos anteriormente desenvolvidos sobre o Enfoque das Epistemologias da Política Educacional. Analisamos conceitualmente as categorias centrais que possuem potencialidade analítica para a vigilância epistemológica da investigação no campo e os critérios e a metodologia empregada para o outro uso do enfoque: a metapesquisa. Partindo de uma posição pluralista e de pesquisas anteriores, observamos a necessidade de analisar o campo teórico da política educacional em termos da produção de conhecimento em nossa região. Assumimos que a necessidade de aprofundamento sobre questões teóricas e epistemológicas é um elemento essencial para o fortalecimento das pesquisas desse campo.   Palavras-chave: Enfoque das Epistemologias da Política Educacional. Campo teórico. Política Educacional.
Publicado
2014-12-19
Seção
Artigos