A Pós-Graduação e a pesquisa no Brasil: processos de regulação e de reconfiguração da formação e da produção do trabalho acadêmico

Autores

  • João Ferreira de Oliveira UFG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0004

Resumo

Este texto analisa alguns dos processos de regulação e de reconfiguração da formação e da produção do trabalho acadêmico no Brasil. Examina-se, inicialmente, o contexto e o sentido da produção do conhecimento em tempos de acumulação flexível, assim como o atual panorama da Pós-Graduação no país. Busca-se compreender o modo como as políticas públicas na área, particularmente as ações de avaliação e fomento, e o novo modus operandi da organização da Pós-Graduação e da pesquisa vêm reconfigurando a produção do trabalho docente e discente no interior dos programas, especialmente na área de educação. Procura-se evidenciar, sobretudo, o papel das agências de fomento e de avaliação, cada vez mais comprometidas com uma visão de expansão que impulsiona a produção do conhecimento associada às demandas econômico-produtivas, em detrimento de um projeto formativo consistente, que resulte em avanços significativos na produção e na divulgação do conhecimento nas diferentes áreas.

 

Palavras-chave: Pós-Graduação. Regulação. Trabalho acadêmico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Ferreira de Oliveira, UFG

Doutor em educação pela USP e professor na UFG. Pesquisador produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-08-08

Como Citar

OLIVEIRA, J. F. de. A Pós-Graduação e a pesquisa no Brasil: processos de regulação e de reconfiguração da formação e da produção do trabalho acadêmico. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 343–363, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7138. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A produção e a difusão do conhecimento no percurso do cinquentenário do Sistema Nacional da Pós-Graduação