Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

  • Carolina Figueiredo de Sá Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este estudo de caso teve como objetivo geral analisar as práticas de alfabetização em uma turma multisseriada do campo por professora participante do PNAIC. Como procedimentos metodológicos, realizamos observações de aula e entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2002). Procedemos à avaliação diagnóstica da turma com escrita de palavras, analisadas com base na teoria da Psicogênese da Língua Escrita e realizamos análise documental dos cadernos de formação do PNAIC - Educação do Campo (edição 2013). Percebemos algumas “marcas” do PNAIC ao longo das observações, principalmente da ordem do pedagógico (CHARTIER, 2002) no trabalho com os livros de literatura, jogos de alfabetização e na apropriação da metodologia de projetos e sequências didáticas.    Palavras-chave: Formação continuada de professores. Práticas de alfabetização. Turmas multisseriadas.

Biografia do Autor

Carolina Figueiredo de Sá, Universidade Federal de Pernambuco
Mestranda em Educação pela UFPE - Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) - Linha de Pesquisa Educação e Linguagem
Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Educação pela UFPE - Professora do Deprtamento de Métodos e Técnicas de Ensino - CE/UFPE - Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) - Linha de Pesquisa Educação e Linguagem
Publicado
2016-06-01
Seção
Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores