A formação dos formadores: um estudo sobre o PNAIC

Maria Elizabete Souza Couto, Alba Lúcia Gonçalves

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o processo de formação de professores formadores (Orientadores de Estudos - OE) que assumem a responsabilidade da formação dos professores alfabetizadores e como esses formadores constroem conhecimento para contribuir na formação dos professores alfabetizadores. A pesquisa é de natureza qualitativa e, para coleta de dados, utilizamos um questionário que foi respondido por 49 professores formadores. Na leitura dos dados, compreendemos que a formação dos formadores é um campo ainda pouco estudado e explorado. Os formadores relataram a construção e a mobilização de uma base de conhecimento necessária ao desenvolvimento dessa função e, consequentemente, a construção do seu processo formador para formar os professores alfabetizadores, (re)constituindo situações que são teóricas e práticas, mobilizando conhecimentos referentes, por exemplo, ao planejamento, à leitura, à escrita, à oralidade. Assim, os formadores estão ampliando seu repertório de conhecimentos e ajudando os professores alfabetizadores a construir conhecimentos na área de alfabetização.

 

Palavras-chave: Formação de Formadores. Professor Alfabetizador. PNAIC.

 

Abstract

 

The formation of educators: a study on PNAIC

 

This paper has the aim to analyze the process of the formation of educator teachers (Study advisors) that assume the responsibility of the literacy teachers’ education and how they build knowledge to contribute in the education of literacy teachers. The research is of qualitative nature and for data collection we used a questionnaire that was answered by 49 educator teachers. When analyzing data, we understood that the formation of educators is still a little studied and explored field. The educators pointed out the construction and the mobilization of a necessary knowledge base to develop the area and, consequently, the construction of the educating process to educate literacy teachers, (re)constituting situations that are theoretical and practical, mobilizing knowledge that refer, for instance, to planning, reading, writing, speaking. Thus, the educators are enlarging their knowledge repertoire and helping the literacy teachers to build knowledge in the literacy area.

 

Keywords: Educator formation. Literacy teacher. PNAIC.

 

Resumen

 

La formación de formadores: los estudios sobre del PNAIC

 

Este trabajo tiene como objetivo analizar el proceso de formación de instructores (Consejeros de Estudios/OE) que asumen la responsabilidad de instruir a los maestros alfabetizadores y cómo ellos construyen el conocimiento para contribuir en la formación de los maestros alfabetizadores. La investigación es de naturaleza cualitativa y para la colecta de datos, nosotros usamos una encuesta que se contestó por 49 instructores. En la lectura de los datos, entendimos que la formación de instructores todavía es un campo poco estudiado y explorado. Los instructores relatan que la construcción y la movilización de una base de conocimiento necesaria al desarrollo de esa función y, por consiguiente, la construcción del proceso para formar maestros alfabetizadores, (re)constituyendo situaciones que son teóricas y prácticas, movilizando conocimientos referentes al planeamiento, lectura, escritura, oralidad etc. Así, los formadores están agrandando su repertorio de conocimiento y están ayudando a alfabetizadores a construir el conocimiento en el área de la alfabetización.

 

Palabras clave: La Formación de Formadores. Maestro Alfabetizador. PNAIC.


Palavras-chave


Formação de Formadores; Professor Alfabetizador; PNAIC; Educator formation; Literacy teacher; La Formación de Formadores; Maestro Alfabetizador

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0007

 
 
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.