Intelectuais do GT7 da ANPEd: entre o campo acadêmico e a intervenção no mundo social (1994-1999)

Autores

  • Ana Keli Moletta UEPG
  • Névio de Campos UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0013

Resumo

Este artigo objetiva problematizar as posições dos intelectuais do Grupo de Trabalho Educação de Crianças de 0 a 6 anos (GT7), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no contexto de elaboração e de implantação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Apoia-se no parecer coletivo da ANPEd e no livro Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios, assim como nos conceitos de “intelectual” de Pierre Bourdieu e de Michel Foucault para sustentar que os intelectuais do GT7, em nome da autonomia do campo acadêmico e do conhecimento especializado e científico, assumiram uma postura de crítica ao RCNEI ao indicarem as possibilidades, e, principalmente, os limites dessa política do MEC.

 

Palavras-chave: História Intelectual. Intelectuais. Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Ana Keli Moletta, UEPG

Mestre em Educação pela UEPG.

Doutoranda em Educação pela UFSCAR

 

Névio de Campos, UEPG

Doutor em Educação; Professor no Programa de Pós-Graduação  em Educação e no Programa de Mestrado em História da UEGP; Pesquisador na área de história da educação.

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Publicado

2015-08-08

Como Citar

MOLETTA, A. K.; CAMPOS, N. de. Intelectuais do GT7 da ANPEd: entre o campo acadêmico e a intervenção no mundo social (1994-1999). Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 533–557, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6855. Acesso em: 16 abr. 2024.