A docência e o ensino de História da Educação: desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012/2015)

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Viviane Klaus, Dóris Bittencourt Almeida

Resumo


No ano de 2012, ingressou na universidade, lócus da pesquisa, a primeira turma do Curso de Pedagogia vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Esse programa tem, entre outros desafios, a profissionalização docente mediante uma relação escola/universidade que contribua com a qualificação da Educação Básica. O objetivo desse estudo foi problematizar e entender o processo de formação de alunas/professoras, tendo como base os significados atribuídos à disciplina de História da Educação a partir de uma metodologia de ensino que utiliza documentos e objetos escolares como mote para discutir os temas curriculares. A metodologia trabalhou com um questionário, relativo às atividades desenvolvidas em História da Educação, e filmagem de relatos, relacionados às trajetórias discentes. Os resultados sinalizaram para uma mobilização com relação à preservação e à construção de acervos documentais escolares, e, também, com a percepção do papel da História da Educação no currículo dos Cursos de Pedagogia.

 

Palavras-chave: PARFOR. Formação de professores. História da Educação.

 

Abstract

 

Teaching History of Education: challenges of initial education in classes of PARFOR (2012/2015)

 

In 2012, the first group of students in the Pedagogy Program linked to the National Basic Education Teacher Education Plan (PARFOR) entered university, locus of this research. Among other challenges, this program aims teacher professionalization through a school/university relationship that contributes to the qualification of basic education. The goal of this study was to discuss and understand the process of student/teacher education, based on the meanings attributed to the discipline History of Education, from a teaching methodology that uses school documents and objects as theme to discuss curriculum issues. The methodology employed a questionnaire, relative to the activities developed in History of Education, and filmed statements, related to the students’ trajectories. The results point to mobilization with regard to the preservation and construction of school document archives, as well as the perception of the role of the History of Education in the curriculum of Pedagogy Courses.

 

Keywords: PARFOR. Teacher education. History of Education.

 

Resumen

 

La enseñanza de Historia de la Educación: los  desafíos de las clases de formación inicial de PARFOR (2012/2015)

 

El locus de esta investigación ingresó a la universidad en el año de 2012. Se trata del primer grupo del Curso de Pedagogía vinculado al Plan Nacional de Formación de Profesores de la Educación Básica - PARFOR. Este programa tiene, además de otros desafíos, la profesionalización docente mediante una relación escuela/universidad que contribuya con la cualificación de la educación básica. El objetivo de este estudio fue problematizar y entender el proceso de formación de alumnas /profesoras, teniendo como base los significados atribuidos a la disciplina de Historia de la Educación a partir de una actividad pedagógica y se utilizaron documentos escolares para discutir los temas curriculares. En la metodología se trabajó con un cuestionario, relativo a las actividades desarrolladas en la Historia de la Educación y filmaciones de relatos, relacionados a las trayectorias discentes. Los resultados señalaron una movilización en relación a la preservación y construcción de acervos documentales escolares, así como, la percepción del papel de la Historia de la Educación en el currículum de los Cursos de Pedagogía.

 

Palabras clave: PARFOR. Formación de profesores. Historia de la Educación.

Palavras-chave


PARFOR; Formação de professores; História da Educação; Teacher education; History of Education; Formación de profesores; Historia de la Educación

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0011

 
 
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.