A educação e as organizações democráticas em Moçambique: experiências da revolução popular

Alberto Bive Domingos

Resumo


Este artigo discute, em traços gerais, a emergência do sistema educativo moçambicano, fenômeno ocorrido logo após a independência nacional do colonialismo português, um processo que contrapôs a dependência colonial e o elitismo escolar, causas do subdesenvolvimento do país e das práticas educativas aos moçambicanos. Isso sedimentou uma educação moçambicana baseada na participação da população no sistema educativo pela vivência democrática, entendida como democratização do acesso, do saber e das relações na tomada de decisões sobre a escola. Em termos metodológicos, foram utilizadas abordagens qualitativas do tipo estudo de caso naturalístico associado a várias técnicas de investigação, tais como: análise documental da legislação sobre o sistema educativo e entrevistas feitas a alguns diretores de escolas. Tal fato levou-nos a reconhecer que, a partir de 1983, essa prática tradicional de participação ativa no sistema educativo - a qual era praticada pelas iniciativas populares locais, designada, também, pela autogestão -, ficou diluída com a regulação do Estado na criação da política educativa pela Lei 4/83.

 

Palavras-chave: Gestão democrática. Autogestão. Burocrático instituído.

 

Abstract

 

Education and democratic organizations in Mozambique: experiences of the popular revolution

 

This paper discusses, in general terms, the emergence of the Mozambican education system, a phenomenon occurred shortly after the national independence from Portuguese colonialism, a process that opposed the colonial dependence and school elitism, causes of the country’s underdevelopment and educational practices to Mozambicans. This sedimented a Mozambican education based on public involvement in the education system by democratic experience, understood as democratization of access, knowledge and relationships in decision making in relation to school. In terms of methodology, we used qualitative approaches such as naturalistic study case associated with various research techniques, such as: document analysis of the legislation on the education system and interviews with some school principals. This fact led us to recognize that, from 1983, this traditional practice of active participation in the education system, which was practiced by the popular local initiatives designed also for self-management, was diluted with the state regulation in the creation of the education policy by Law 4/83.

 

Keywords: Democratic management. Self-management. Bureaucratic set up.

 

Resumen

 

La educación y las organizaciones democráticas en Mozambique: experiencias de la revolución popular

 

Este artículo discute, en líneas generales, la emergencia del sistema educativo mozambiqueño, fenómeno ocurrido luego de la independencia nacional frente al colonialismo portugués, un proceso que contrapuso la dependencia colonial y el elitismo escolar, causantes del subdesarrollo del país y de las prácticas educativas a los mozambiqueños. Eso ha sedimentado una educación mozambiqueña basada en la participación de la población en el sistema educativo por la vivencia democrática, entendida como democratización del acceso, del saber y de las relaciones en la toma de decisiones sobre la escuela. En términos metodológicos, se han utilizado abordajes cualitativos, del tipo estudio de caso naturalístico, asociado a diferentes técnicas de investigación, tales como: análisis documental de la legislación sobre el sistema educativo y entrevistas realizadas a algunos directores de escuelas. Ese hecho nos ha llevado a reconocer que, a partir de 1983, esa práctica tradicional de participación activa en el sistema educativo - la cual se practicaba desde iniciativas populares locales, designada, inclusive, por la autogestión -, resultó diluida debido la regulación del Estado con la creación de la política educativa por la Ley 4/83.

 

Palabras-clave: Gestión democrática. Autogestión. Burocrático instituido.


Palavras-chave


Gestão democrática; Autogestão; Burocrático instituído; Democratic management; Self-management; Bureaucratic set up; Gestión democrática; Autogestión; Burocrático instituido

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DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0010

 
 
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