A produção do discurso em política educacional: lugares e verdades

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo
  • Jarbas Dametto Universidade de Passo Fundo

Resumo

A pesquisa em tela problematiza a produção da “verdade” no âmbito das políticas educacionais e indaga sobre os locais de produção e a legitimidade do discurso educacional. Para tanto, este trabalho recorre a uma pesquisa empírica realizada em um conjunto de colunas de opinião veiculadas nos últimos anos, cujo foco temático centrou-se em políticas educacionais. Este artigo discute, também, a revisão de alguns conceitos pertinentes de Foucault, bem como estudos recentes acerca da produção acadêmica na área das políticas educacionais, ponderando sobre as suas condições de emergência e a sua aplicabilidade no palco propriamente político. Conclui-se que os discursos pronunciados sobre políticas educacionais carecem de um marco situacional que permita localizar o enunciador e suas circunstâncias, identificando, sobretudo, a origem e as intenções dos discursos extra-acadêmicos que têm participado, acentuadamente, das decisões políticas.   Palavras-chave: Políticas educacionais. Discurso. Verdade.
Publicado
2014-05-23
Seção
Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional