Accountability e intensificação do trabalho docente no Ensino Médio Integral de Pernambuco

  • Katharine Ninive Pinto Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Jamerson Antonio de Almeida da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados parciais da pesquisa Trabalho Docente e Educação Integral no Ensino Médio. O objetivo foi identificar os processos de accountability no Programa de Educação Integral (PEI), implementado nas Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco, a partir de 2008, e suas influências em relação às condições do trabalho docente. Por meio da análise documental, inferimos que a opção feita pelo governo de Pernambuco ancora-se em uma perspectiva gerencialista, neoprodutivista e neotecnicista de gestão que vem norteando todo esse processo de mudanças. Tal perspectiva pressiona o trabalho docente por um intenso processo de responsabilização, ou accountability, cujos efeitos perversos são evidenciados por Freitas (2012).   Palavras-chave: Trabalho docente. Ensino Médio. Educação integral.
Publicado
2014-04-01