Abordagem sobre um tema complexo de história: a relação entre finalidades da educação, poder e interesses

Autores

  • Antônio Marques do Vale Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.4i1.041050

Resumo

Busca-se, neste artigo, analisar criticamente as finalidades da educação. Nas raízes de uma crítica ao escolanovismo, o texto aponta que o fenômeno social da propaganda perpassa todos os objetivos, interesses e realizações das elites de formação industrial-burguesa, controladoras do Estado moderno. O referencial gramsciano, enquanto favorece a interlocução com Chomsky e sua obra denunciadora, explicita a agressividade de um modelo de propaganda nos EUA, também ajuda a ver a propaganda como fato social extremamente abrangente. Os poderes populares, prevenidos contra a ideia de educação pura e asséptica, numa inteligente resistência, abraçarão posições proativas para avançar com projetos educativos não elitistas e não concentradores.

Palavras-chave: Finalidades da educação. Poder. Resistência.