A educação básica no século XXI: o projeto do organismo “Todos pela Educação”

Autores

  • André Silva Martins Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.4i1.021028

Resumo

Analisa-se, no presente trabalho, o organismo denominado "Todos pela Educação", sob o prisma das relações de hegemonia e suas propostas para a Educação Básica. De modo especial, examina-se o papel dessa entidade na atual configuração da sociedade civil brasileira, bem como sua inserção no movimento político-empresarial em curso no país na atualidade, procurando indicar o significado de suas proposições para a educação das massas no Brasil. O referencial teórico-metodológico é fundamentado no pensamento gramsciano. O estudo conclui que o fortalecimento político do organismo "Todos pela Educação" representa um desafio para se pensar criticamente a educação da classe trabalhadora e os fundamentos das políticas educacionais no Brasil de hoje.

Palavras-chave: Educação Básica. Hegemonia. Empresários.