A utilização do conhecimento científico: uma discussão sobre as pesquisas educacionais e a formulação de políticas

Autores

  • Márcia dos Santos Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.4i2.123130

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre duas concepções de pesquisa orientada para a formulação de políticas: as policy sciences e a educação baseada em evidências. Consideram-se tanto as repercussões dessas propostas no campo educacional como um todo quanto suas repercussões no campo educacional brasileiro, procurando-se enfatizar as características próprias assumidas pela pesquisas educacionais que se iniciaram no Brasil nos anos 1950 e 1990. Essa comparação entre as repercussões internacionais e locais das policy sciences e da educação baseada em evidências sugere algumas reflexões sobre a produção e o uso do conhecimento científico, cujo propósito é contribuir para as discussões sobre a o impacto social do trabalho dos pesquisadores da educação no Brasil.

 

Palavras-chave: Pesquisa educacional. Policy sciences. Evidências.

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Biografia do Autor

Márcia dos Santos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui doutorado em Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Endereço residencial: Rua José da Silva Monteiro, 168, ap. 602 – Cuiabá/MT – CEP: 78048-295. E-mail: msf@ufmt.br.

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Publicado

2009-10-15

Como Citar

FERREIRA, M. dos S. A utilização do conhecimento científico: uma discussão sobre as pesquisas educacionais e a formulação de políticas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 123–130, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.4i2.123130. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/420. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos