Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira

Autores

  • Heloisa da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da investigação realizada sobre o Centro de Educação Matemática (CEM), um grupo de educadores matemáticos da cidade de São Paulo atuante principalmente entre os anos de 1984 e 1997. No ensaio, marcado por um exercício de constituir a identidade do CEM a partir de uma leitura foucaultiana, assume-se que o processo de constituição de identidades não se refere ao que o CEM é ou foi, mas a um conjunto de possibilidades de apreendê-lo a partir de estratégias e iniciativas historicamente contextualizadas. Nessa leitura foucaultiana, que traz à cena conceitos como “dispositivo estratégico”, “resistências” e “relações de poder”, o CEM é visto como constituindo-se ao criar condições para a constituição da moderna Educação Matemática brasileira.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Identidades. Leitura Foucaultiana.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Vicente Marafioti Garnica, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências, Campus de Bauru e dos Programas de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP-Rio Claro) e Educação para a Ciência (UNESP-Bauru)

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

DA SILVA, H.; MARAFIOTI GARNICA, A. V. Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 421–443, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3451. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática