Una mirada a las prácticas de enseñanza de la historia desde el enfoque narrativo

Autores

  • Virginia Cuesta Universidad Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i.2.169181

Resumo

 Este artigo demonstra o impacto de um enfoque didático fundamentado no ensino de História a partir do uso de relatos e a imaginação histórica. Esta pesquisa esteve marcada por uma perspectiva multidisciplinar que combinou as contribuições da crítica literária, da história da leitura, os estudos sobre a narrativa e a sociologia da cultura. A pesquisa centrou-se no espaço específico que é a escola, a aula, lugar onde a maioria dos sujeitos insere-se na cultura escrita e na aprendizagem das disciplinas. Numa perspectiva metodológica, foram articulados certos princípios da etnografia escolar e algumas das suas técnicas de levantamento de dados e da observação participante, os registros de classe e as entrevistas. As principais fontes de dados foram os próprios trabalhos escritos dos alunos que participaram da nossa experiência didática.

 

Palavras-chave: Ensino de História. Narrativa. Etnografia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Publicado

2009-05-28

Como Citar

CUESTA, V. Una mirada a las prácticas de enseñanza de la historia desde el enfoque narrativo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 169–181, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i.2.169181. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/334. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos