As percepções docentes sobre a dimensão metodológica no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Márcio Freschi Faculdade Concórdia - FACC

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.3i.2.149157

Resumo

Neste artigo analisam-se depoimentos de professores de Ciências e Matemática - alunos de um Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - os quais participaram de uma pesquisa que teve por objetivo identificar os princípios que fundamentam a ação docente em atividades de sala de aula. Para a identificação desses princípios foi procedida a análise de textos escritos pelos professores-sujeitos da pesquisa, nos quais apresentavam respostas a questões sobre sua prática pedagógica. Dentre as várias constatações propiciadas pela pesquisa, destaca-se a de que é necessário diversificar os procedimentos metodológicos usados em sala de aula, contextualizando o objeto de estudo, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos e oportunizando a eles a construção de conhecimentos cada vez mais complexos, que contribuam para a formação de cidadãos críticos.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Metodologia de ensino. Princípios metodológicos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2009-05-28

Como Citar

FRESCHI, M. As percepções docentes sobre a dimensão metodológica no processo ensino-aprendizagem. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 149–157, 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.3i.2.149157. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/332. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos