Apropriação da escrita alfabética: é possível alfabetizar letrando aos seis anos?

Autores

  • Magna do Carmo Silva Cruz Centro de Estudos em Educação e Linguagem
  • Eliana Borges Correia de Albuquerque UFPE

Resumo

Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo de caso que teve por objetivo analisar a relação entre as práticas de alfabetização de uma professora que lecionava no 1º ano do 1º ciclo em uma escola de referência da Secretaria de Educação Municipal do Recife – PE e a aprendizagem dos alunos no que se refere ao ensino do Sistema de Escrita Alfabética. Foram utilizados como procedimentos metodológicos uma entrevista com a professora e a aplicação de uma diagnose com os alunos envolvendo atividades de escrita de palavras e texto. A análise dos resultados apontou que, possivelmente, a prática da professora baseada no “alfabetizar letrando” teria possibilitado a 87% dos alunos concluírem o ano na fase alfabética de escrita, produzindo textos coerentes e legíveis.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Ciclo.