Apropriação da escrita alfabética: é possível alfabetizar letrando aos seis anos?

Magna do Carmo Silva Cruz, Eliana Borges Correia de Albuquerque

Resumo


Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo de caso que teve por objetivo analisar a relação entre as práticas de alfabetização de uma professora que lecionava no 1º ano do 1º ciclo em uma escola de referência da Secretaria de Educação Municipal do Recife – PE e a aprendizagem dos alunos no que se refere ao ensino do Sistema de Escrita Alfabética. Foram utilizados como procedimentos metodológicos uma entrevista com a professora e a aplicação de uma diagnose com os alunos envolvendo atividades de escrita de palavras e texto. A análise dos resultados apontou que, possivelmente, a prática da professora baseada no “alfabetizar letrando” teria possibilitado a 87% dos alunos concluírem o ano na fase alfabética de escrita, produzindo textos coerentes e legíveis.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Ciclo.

 

Abstract

 

This article presents the main findings of a case study developed to analyze the relation between the practice of initial literacy of a teacher who taught to the 1 st grade of 1st cycle of Primary School and the learning of the pupils as for the teaching of the System of Alphabetical Writing. The research was carried out in a municipal school of Recife City (Pernambuco State) in which students had high levels of attainment in a national testing. The research involved as methodological procedures an interview with the teacher and the application of one diagnose with the pupils involving activities of writing of words and text. The analysis of the findings pointed out that the practice of the teacher based on “Alfabetizar Letrando” (teaching literacy using a variety of texts and ways of organising the pedagogic practice) helped 87% of the pupils to finish the school year in the alphabetical phase of writing, producing coherent and legible texts.

 

Keywords: Initial literacy. Literacy. Cycle.


Palavras-chave


Alfabetização. Letramento. Ciclo.

Texto completo:

PDF


 
 
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.