A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico

Sandra Regina Gardacho Pietrobon

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar fatos relativos à evolução do conhecimento científico, sendo que a primeira ruptura em termos de concepção do conhecimento deu-se a partir do salto da visão mítica para a razão. Pretende elencar também as influências do paradigma dominante da ciência nas áreas do conhecimento. Discute de forma sucinta o paradigma emergente, destacando alguns princípios necessários para que a prática docente propicie a construção do conhecimento.

Palavras-chave: Paradigma dominante. Paradigma emergente. Prática pedagógica. Reprodução/construção do conhecimento.

Abstract

 

The present work intends to present relative facts to the evolution of the scientific knowledge, and the first rupture in terms of conception of the knowledge felt starting from the jump of the mythical vision for the reason. It also intends to list the influences of the dominant paradigm of the science in the areas of the knowledge. It discusses in a resumed form the emergent paradigm, detaching some necessary beginnings so that the educational practice propitiates the construction of the knowledge.

 

Keywords: Dominant paradigm. Emergent paradigm. Pedagogic practice. Reproduction/construction of the knowledge.


Palavras-chave


Paradigma dominante. Paradigma emergente. Prática pedagógica. Reprodução/construção do conhecimento.

Texto completo:

PDF


 
 
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.