A reconstrução da experiência democrática: a democracia como credo pedagógico na filosofia de Dewey

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Carina Tonieto Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0009

Resumo

O texto tem por objetivo reconstruir e analisar as razões que levaram o educador americano John Dewey a eleger a democracia como credo pedagógico de sua filosofia da educação. Para tanto, inicialmente se fará uma breve reconstrução das origens da democracia na paideia grega para em seguida analisarem-se os motivos que levaram Dewey a eleger a democracia como principal referência do seu credo pedagógico. Nos dois últimos tópicos analisa-se a concepção democrática de educação na obra Democracia e Educação e por que Dewey utiliza a ciência, a filosofia e a educação como instrumentos na reconstrução da democracia.

 

Palavras-chave: Experiência democrática. Pragmatismo. Políticas educacionais. Filosofia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). É coordenador dos Estágios supervisionados do Curso de Filosofia, professor do Corpo docente permanente do Mestrado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais.

Carina Tonieto, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Filosofia pela Universidade de Passo; Pós-graduada em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Docente de filosofia e sociologia na rede pública e privada. Atualmente é pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: interfaces entre -experiência, reflexão e políticas de ensino na Universidade de Passo Fundo, Coordenadora Pedagógica de uma escola privada de Passo Fundo, pesquisador e assessora do Núcleo de Educação para o Pensar de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. A reconstrução da experiência democrática: a democracia como credo pedagógico na filosofia de Dewey. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 179–197, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i1.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2723. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos