Representando a docência, vou me fazendo professora: uma pesquisa com estagiárias de licenciatura em Música.

Autores

  • Cláudia Ribeiro Bellochio Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.00011

Resumo

O presente artigo decorre de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as representações acerca do estágio supervisionado de estudantes em formação acadêmico-profissional do curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Partindode estudos sobre a formação de professores, estágio supervisionado e educação musical, buscaram-se conhecer e analisar as representações, crenças, ideias e valores dos licenciandos de música em relação ao estágio supervisionado e compreender os processos de gênese e transformação sobre a construção da docência. Os achados indicam que as representações de estágio supervisionado vão sendo modificadas ao longo da formação, e o aspecto central trazido em relação à docência carrega a aspiração positiva de ser um “bom professor” de música, em diferentes espaços educativos.

 

Palavras-chave: Representações. Estágio supervisionado. Docência em música.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é presidente do Conselho Editorial/editora da Revista do Centro de Educação da UFSM. Foi editora da Revista da Associação Brasileira de Educação Musical nos anos de 2007/2009. É membro da diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical com a função de coordenadora da região sul do Brasil. É professora associado da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no ensino na graduação e pós-graduação. Coordena o grupo de pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em Educação Musical. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, canto coral, educação e educação musical escolar.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

BELLOCHIO, C. R. Representando a docência, vou me fazendo professora: uma pesquisa com estagiárias de licenciatura em Música. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 227–252, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i1.00011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2549. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos