Consequências da atuação do Instituto Ayrton Senna para a gestão da educação pública: observações sobre 10 estudos de caso

Autores

  • Theresa Maria de Freitas Adrião UNICAMP
  • Vera Maria Vidal Peroni UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0004

Resumo

Este artigo analisa as consequências para a oferta e a gestão da educação pública do Programa Gestão Nota 10 e do Programa Escola Campeã, resultantes de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e o Instituto Ayrton Senna (IAS). O artigo se baseia nos resultados de estudos de caso realizados em 10 municípios de diferentes estados brasileiros que integraram uma pesquisa nacional. Busca-se indicar as regularidades encontradas nas informações coletadas nos estudos de caso por meio da análise de fontes documentais e entrevistas com gestores municipais.

 

Palavras-chave: Parceria público-privada. Gestão educacional. Governos subnacionais. Gestão municipal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Theresa Maria de Freitas Adrião, UNICAMP

Possui graduação em pedagogia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado(1995) e doutorado (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente doutora da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, desenvolnedo pesquisas sobre aspectos relacionados à interface entre o financiamento e a gestão da educação básica e relações entre o público e o privado no campo educacional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE)/Unicamp.

Vera Maria Vidal Peroni, UFRGS

possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: estado e política educacional, política educacional brasileira, financiamento da educação, descentralização da educação e política educacional.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

ADRIÃO, T. M. de F.; PERONI, V. M. V. Consequências da atuação do Instituto Ayrton Senna para a gestão da educação pública: observações sobre 10 estudos de caso. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 45–53, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2522. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos