Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos: entre as normatizações da política educacional, o movimento teórico e as representações sociais dos profissionais da escola pública

Autores

  • Graziela Zambão Abdian UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
  • Thaís Monteiro Ciardella Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0002

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar as representações sociais de grupos de profissionais da educação de duas escolas (municipal e estadual) sobre a política de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos. Buscou-se explicitar algumas inter-relações entre a natureza individual e social das representações sociais, e compreender alguns motivos pelos quais a escola pública vem reproduzindo as práticas pedagógicas tradicionais. A pesquisa envolveu entrevista com os diretores e coordenadores das duas unidades escolares. Concluiu-se que os profissionais entrevistados atribuem características positivas à política, entretanto não conhecem as raízes de sua constituição e as razões que a fundamentam; o texto da política apresenta aspectos progressistas, mas as contradições emanadas das diretrizes governamentais acabam por incentivar as práticas historicamente vivenciadas, dificultando a reorganização do trabalho na escola.

 

Palavras-chave: Representações sociais. Ensino fundamental de nove anos. Administração escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graziela Zambão Abdian, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Professora Assistente Doutora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (Universidade Estadual Paulista) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição.

Realizou pós-doutorado na Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) sob supervisão da professora doutora Flávia obino Corrêa Werle e, atualmente, está em projeto de pesquisa em rede com esta universdade, Unioeste e Universidade de Passo Fundo, sob o Edital n. 38 Capes/INEP.

Thaís Monteiro Ciardella, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências

formanda da graduçao em Pedagogia e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

ABDIAN, G. Z.; CIARDELLA, T. M. Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos: entre as normatizações da política educacional, o movimento teórico e as representações sociais dos profissionais da escola pública. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 177–191, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2447. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos