Análise textual pormenorizada da Lei Brasileira de Inclusão: perspectivas e avanços em relação aos direitos das pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19961.048

Resumo

Este artigo teve como objetivo efetuar uma análise textual pormenorizada da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), com vistas a identificar perspectivas e avanços em relação aos direitos das pessoas com deficiência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou um delineamento descritivo, cuja análise se deu por meio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ®). Identificou-se que a LBI é de suma importância para a construção de uma vida independente das pessoas com deficiência e foi estruturada de modo a trazer garantias de direitos, que, por anos, foram tidos como “favores” e/ou assistencialismo. Ela traz não só direitos sociais básicos, mas também civis e políticos, estimulando a retirada desses sujeitos da condição de extrema dependência que, em muitos casos, foram tratadas como incapazes.

Palavras-chave: Lei Brasileira de Inclusão. Pessoa com deficiência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Renato Martins da Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Tradutor e Intérprete de Libras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutor em Educação Especial.

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2022-04-06

Como Citar

ROCHA, L. R. M. da; OLIVEIRA, J. P. de . Análise textual pormenorizada da Lei Brasileira de Inclusão: perspectivas e avanços em relação aos direitos das pessoas com deficiência . Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–16, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19961.048. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19961. Acesso em: 20 maio. 2022.