O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055

Resumo

Este estudo pretendeu: identificar plataformas e tecnologias digitais (PTD) mais utilizadas em atividades escolares; verificar efeitos da pandemia, devida à COVID-19, no seu uso; sistematizar vantagens ou contributos e problemas/dificuldades encontrados. Dados de questionários respondidos por 1753 professores e 2041 alunos de escolas públicas portuguesas revelaram o aumento da frequência de uso das PTD, para fins e objetivos idênticos à pré-pandemia. Ambos os grupos consideraram que as PTD promovem práticas educativas inovadoras, sendo o acesso à internet e a falta de conhecimentos nesta área um obstáculo. Durante a quarentena, os professores referiram sobretudo a falta de comunicação com alunos e a desigualdade social e os alunos a dificuldade de compreensão das matérias e a falta de contacto com colegas e professores. Conclui-se ser necessário investir no acesso generalizado à internet e às PTD e no desenvolvimento de competências digitais de professores e alunos, por forma a diminuir as desigualdades sociais.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Educação Básica. Educação digital.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Coppi, Universidade de Évora

Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, Portugal.

Isabel Fialho, Universidade de Évora

Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, Portugal.

Marília Cid, Universidade de Évora

Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, Portugal.

Carlinda Leite, Universidade do Porto

Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Angélica Monteiro, Universidade do Porto

Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

COPPI, M. .; FIALHO, I. .; CID, M. .; LEITE, C.; MONTEIRO, A. O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19842. Acesso em: 20 maio. 2022.