Estrutura das representações sociais das regras escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.19600.078

Resumo

Neste texto, foi investigada a estrutura das representações sociais de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental acerca das regras escolares. O referencial teórico é a abordagem estrutural das representações sociais (ABRIC, 1994) e a Teoria do Desenvolvimento Moral (PIAGET, 1994). A coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de questionário para 359 alunos. A análise dos dados foi feita com o auxílio dos softwares SPSS, Evoc, Simi e com a análise de conteúdo. Os resultados indicaram uma representação social estruturada a partir do “celular e uniforme” e “respeito”. Há uma ambivalência acerca desses objetos: de um lado, estão os aspectos normativos; e, de outro, os funcionais. Diante do valor que possui caráter normativo, têm-se o consenso da sua necessidade para o bom convívio escolar. Assim sendo, destaca-se a importância de as escolas construírem iniciativas para a educação moral dos alunos para não ficarem sujeitos a políticas neoconservadoras fundamentadas na heteronomia moral.

Palavras-chave: Educação moral. Alunos. Escolas públicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviane Terezinha Koga, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

KOGA, V. T.; ROSSO, A. J. . Estrutura das representações sociais das regras escolares. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–19, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.19600.078. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19600. Acesso em: 19 abr. 2024.