Educação para as Relações Étnico-Raciais nas pesquisas em Educação Física e formação inicial: um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19419.003

Resumo

A Educação Física, como componente curricular obrigatório da Educação Básica, fomentou, por muito tempo, a construção e a manutenção de normas racistas, por meio de preceitos eugênicos, marginalizando e negligenciando os conhecimentos oriundos das populações afro-brasileiras e indígenas. Assim sendo, afirma-se, neste artigo, a necessidade da inserção da Educação para as Relações Étnico-Raciais no contexto desse componente curricular, a começar pela formação inicial de professores. Destarte, este trabalho teve por objetivo compreender como a temática das relações étnico-raciais tem sido introduzida nas pesquisas sobre a Educação Física e a formação inicial de professores. Para tanto, construiu-se um estado do conhecimento a partir de levantamentos, de seleções e de análises de pesquisas disponíveis no Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Notou-se a existência de pesquisas profundamente relevantes na área. Contudo, ao analisar-se o tempo em que as legislações foram criadas, pôde-se inferir que ainda é um trabalho exíguo e que demanda investimentos.

Palavra-chave: Educação para as Relações Étnico-Raciais. Educação Física. Formação inicial de professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Keylla Amélia Dares Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Educação Física Escolar pelo Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais e mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.

Wilson Alviano Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

AMÉLIA DARES SILVEIRA, K.; ALVIANO JÚNIOR, W. Educação para as Relações Étnico-Raciais nas pesquisas em Educação Física e formação inicial: um estado do conhecimento. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19419.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19419. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas