O estado da arte das pesquisas sobre antirracismo na Educação Infantil (2013-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19403.047

Resumo

O presente trabalho objetivou evidenciar o estado da arte de pesquisas sobre a formação de professores em uma perspectiva antirracista na Educação Infantil, a fim de traçar um panorama dos estudos nessa área e verificar suas principais tendências. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com artigos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso publicados entre 2013 e julho de 2021 que atendiam à proposta desta investigação. Após uma análise geral dos trabalhos, foram elaboradas quatro categorias consideradas relevantes para serem discutidas e problematizadas: (1) Práticas pedagógicas antirracistas: possibilidades e limitações no cotidiano escolar; (2) Legislações brasileiras e suas abordagens sobre educação antirracista; (3) Construção da identidade da criança negra; e (4) Mito da democracia racial. Os resultados encontrados apontam desafios que necessitam ser superados para que haja uma educação antirracista desde a primeira infância, sendo fundamental também mais pesquisas que abranjam esse âmbito.

Palavras-chave: Educação Infantil. Formação Docente. Antirracismo.

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Biografia do Autor

Tainara Batista Barros, Universidade Federal de Viçosa

Pedagoga e Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Rede Municipal de Teixeiras, Minas Gerais.

Rita de Cássia de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Psicologia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Maria Simone Euclides, Universidade Federal de Viçosa

Pedagoga e Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

2022-04-01

Como Citar

BARROS, T. B.; SOUZA, R. de C. de; EUCLIDES, M. S. O estado da arte das pesquisas sobre antirracismo na Educação Infantil (2013-2021). Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19403.047. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19403. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas