Barracão de Alegorias e Etnomatemática: práticas e reflexões pedagógicas no Carnaval de Florianópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19399.050

Resumo

Este artigo apresenta parte de um estudo que teve como objetivo identificar narrativas e práticas etnomatemáticas produzidas por trabalhadoras/es do Carnaval de Florianópolis, Santa Catarina, de modo a reconhecer escolas de samba como espaços educativos, onde se desenvolvem práticas e aprendizagens (matemáticas). O estudo incluiu pesquisa teórica, histórica e documental, além de um trabalho de campo que teve como foco observar, analisar e descrever criteriosa e respeitosamente a realidade social das/os componentes, fazendo uso de conversas, de entrevistas semiestruturadas e de registros audiovisuais. Neste texto, foi campo de análise o barracão de carros alegóricos da agremiação Os Protegidos da Princesa. Destacam-se processos educativos por meio da curiosidade e da observação, além da produção de materiais e de técnicas para resolver as demandas da construção das alegorias.

Palavras-chave: Etnomatemática. Escolas de Samba. Relações étnico-raciais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jéssica Lins de Souza Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Matemática, Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Integrante do Grupo Alteritas: Diferença, Arte e Educação e do Instituto Estudos de Gênero (IEG).

Joana Célia dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da UFSC. Pesquisadora do Grupo Alteritas e do IEG.

Rita de Cássia Pacheco Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Matemática, em Ciências e Bacharela em Arquitetura e Urbanismo, Mestra e Doutora em Educação. Professora substituta da UFSC.

Downloads

Publicado

2022-04-06

Como Citar

FERNANDES, J. L. de S.; PASSOS, J. C. dos; GONÇALVES, R. de C. P. Barracão de Alegorias e Etnomatemática: práticas e reflexões pedagógicas no Carnaval de Florianópolis. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19399.050. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19399. Acesso em: 20 maio. 2022.